Redução das bochechas


A redução das bochechas (bichectomia) é um procedimento relativamente simples. A bola de Bichat ou corpo adiposo bucal é uma estrutura composta por gordura

Redução das bochechas

Cirurgia plástica para redução das bolas de Bichat

Algumas pessoas se sentem incomodadas com o tamanho de suas bochechas. A bola de Bichat ou corpo adiposo bucal é uma estrutura composta por gordura, localizada na face, na região das bochechas. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o mais arredondado, o que pode causar a impressão de que a pessoa está acima do peso ou que apresenta uma aparência infantil. Em alguns casos, isso pode afetar a autoestima e a confiança.

A cirurgia para retirar o excesso da bola de Bichat é denominada bichectomia e promove a redução das bochechas. Esta cirurgia vem se popularizando no Brasil recentemente, porém, já era conhecida no exterior desde a década de 80. Famosos, como alguns atores de Hollywood, são adeptos deste tipo de cirurgia e contribuíram para a sua disseminação.

A bichectomia é um procedimento relativamente simples, mas a retirada da gordura exige cuidado por se tratar de uma área delicada, entre nervos e canais salivares. Através de incisões com 1,0 a 2,0cm, na parte interna de cada bochecha, a gordura é tracionada e extraída. A quantidade de gordura retirada varia de acordo com cada caso.

Só um cirurgião plástico poderá indicar este tipo de procedimento. Muitas vezes a causa de um rosto mais largo pode ser decorrente da hipertrofia do músculo masseter (músculo da mastigação), tratada com aplicação de toxina botulínica, ou do acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada), tratado com lipoaspiração. Além disso, se houver flacidez da pele, o lifting facial é o mais  indicado.

Redução das bochechas

Técnica cirúrgica

• Marcação do local das incisões na parte interna das bochechas.

• Antissepsia + anestesia.

• Incisão de 1,0 a 2,0cm na mucosa dentro da boca, na parte interna de cada bochecha.

• Identificação e dissecção da bola de Bichat (sempre atento para não lesar estruturas importantes como nervos e o ducto parotídeo).

• Tração delicada da gordura para fora da incisão.

• Ressecção do excesso de gordura, com cuidado para não retirar demais.

• Cauterização com bisturi elétrico para evitar sangramentos.

• Fechamento das feridas operatórias.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as orientações pré-operatórias.

O pós-operatório é similar ao da extração de dentes sisos. Recomenda-se manter uma dieta leve, compressas de gelo 3 a 4 vezes por dia, evitar esforço físico e não se expor ao sol por algumas semanas.  O paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte. Alimentos mais macios e bebidas não muito quentes são preferíveis nos primeiros dias. Não são usados curativos. Roxos e inchaços podem aparecer, mas são temporários. Dor é rara.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Redução das bochechas

A bichectomia é uma cirurgia plástica indicada para em mulheres e homens jovens, que apresentam uma face arredondada, com bochechas salientes, que desejam adquirir um rosto mais fino e mais magro, com maçãs do rosto mais destacadas ou definidas.

A partir de 18 anos.

Local com sedação, mas também pode ser feita anestesia geral.

Cerca de 40 minutos.

Poucas horas de internação. O paciente é liberado no mesmo dia.

Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: sangramento, hematoma, infecção, deiscências de pontos, lesão de nervos, lesão de ducto salivar (ducto parotídeo), assimetria, etc. O rosto poderá ficar ainda mais fino, caso o paciente emagreça. Também há a preocupação com o aumento da flacidez facial, a qual já ocorre com o envelhecimento.

Leia mais em termo de consentimento – bichectomia.

Um resultado definitivo ocorre após cerca de 6 meses. As cicatrizes ficam escondidas na parte interna da boca. O resultado final é um rosto mais fino, com uma aparência mais magra.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.