Redução e lifting das mamas


A cirurgia plástica de redução e levantamento das mamas tem o objetivo de melhorar o contorno das mamas, além de reposicionar e remodelar as aréolas.

Redução e lifting das mamas

Mamoplastia redutora (mastoplastia redutora), Mastopexia (lifting das mamas)

Os seios podem sofrer alterações ao longo do tempo, tais como: aumento do tamanho, diminuição da projeção, perda da firmeza, flacidez e queda. Diversos fatores contribuem para isso, tais como: fatores hormonais, gravidez, amamentação, oscilações de peso, envelhecimento, força da gravidade e hereditariedade. Tanto a mamoplastia redutora (mastoplastia redutora) quanto a mastopexia (lifting das mamas) têm o objetivo de melhorar o contorno das mamas, além de reposicionar e remodelar as aréolas.

Enquanto a mamoplastia redutora tem o objetivo de reduzir o tamanho e o volume das mamas, a mastopexia visa apenas suspender e aumentar a projeção mamária. Dessa foram, seios grandes, caídos e pesados, que geram dor e desconforto, são candidatos à mamoplastia redutora, com remoção do excesso de gordura, tecido glandular e pele. Já seios apenas flácidos e caídos são candidatos à mastopexia, com remoção do excesso de pele e reposicionamento dos tecidos, associada ou não à inclusão de implantes de silicone.

As cirurgias de redução e levantamento das mamas podem elevar significativamente a autoestima da paciente. No caso da mamoplastia redutora, também há melhora da qualidade de vida, com alívio da dor e do desconforto nos ombros e nas costas, correção dos problemas posturais e maior facilidade em se vestir e praticar esportes. Esses procedimentos também podem se associar a outros, tais como: lipoaspiração e plástica do abdome (abdominoplastia). Além disso, fazem parte do conjunto das cirurgias pós-emagrecimento (cirurgias pós-bariátricas).

Redução e lifting das mamas

Técnica cirúrgica

• Marcação cuidadosa das mamas, incluindo os novos pontos onde as aréolas serão fixadas, os pedículos com aréola e mamilo e a quantidade de tecido a ser retirada.

• Anestesia + antissepsia.

• Incisões e descolamentos dos tecidos.

• Redução tecidual: diminuição do tamanho das aréolas + retirada do excesso de pele. Pode haver ou não redução do tecido mamário.

• Revisão de áreas com sangramento.

• Montagem das mamas: suspensão das aréolas e remodelamento do tecido mamário. O aumento da projeção da mama pode ser obtido com pontos de armação, retalho de tecido mamário ou implante de silicone.

• Fechamento das feridas operatórias. O aspecto final da cicatriz dependerá da técnica utilizada: (1) ao redor da aréola (periareolar), (2) ao redor da aréola + vertical (em forma de raquete ou fechadura) ou (3) ao redor da aréola + vertical + horizontal no sulco da mama (em forma de “T” invertido ou de âncora, em forma de “L” ou de “J”).

• Curativo com microporagem + sutiã de compressão.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias.

O tempo necessário de afastamento do trabalho é de 7 a 14 dias. A paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas. Entretanto, nos primeiros 2 meses de pós-operatório não são permitido pegar pesos, deitar de bruços ou movimentar os braços acima da altura dos ombros. Não se deve dirigir por cerca de 20 dias e o sutiã compressivo deve ser utilizado por cerca de 2 meses. Roxos e inchaços podem aparecer, mas são temporários. Dor é rara. Não é permitido tomar sol nas cicatrizes por no mínimo 6 meses. Todo tecido glandular retirado deve ser enviado para exame anatomopatológico.

Leia mais em orientações sobre mamoplastia redutora / mastopexia.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Redução e lifting das mamas

As cirurgias plásticas de redução e levantamento das mamas são indicadas para melhorar o contorno das mamas, além de reposicionar e remodelar as aréolas. Mulheres com seios grandes, pesados e caídos têm indicação de mamoplastia redutora. Mulheres com seios flácidos e caídos têm indicação de mastopexia, com ou sem inclusão de implantes de silicone. Dentro do conjunto das cirurgias pós-emagrecimento, a indicação de cirurgia plástica das mamas é frequente.

A partir de 18 anos.

Bloqueio intercostal (anestesia do tórax) com sedação, peridural com sedação ou geral.

De duas horas e meia a quatro horas.

Internação de 12 a 24 horas. O paciente poderá ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.

Os pontos da pele não precisam ser retirados quando são absorvíveis ou são retirados com 14 a 21 dias quando são inabsorvíveis.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: alterações cicatriciais (cicatrizes hipertróficas ou quelóides), hematoma (acúmulo de sangue), seroma (acúmulo de líquido), infecção, abertura da ferida operatória (deiscência de sutura), alterações da sensibilidade da mama e do mamilo, assimetria, necrose dos tecidos (sofrimento de aréola e mamilo, necrose do tecido adiposo), etc. A lactação e a amamentação geralmente não são prejudicadas, porém essa chance aumenta em casos de mamas muito grandes que foram reduzidas acentuadamente.

A cirurgia de redução e levantamento das mamas promove o rejuvenescimento das mamas, já que produz mamas mais jovens e firmes. Com 8 a 18 meses de pós-operatório a mama atinge seu aspecto definitivo. As incisões são posicionadas de forma que as cicatrizes fiquem menos evidentes e possam ser escondidas em roupas íntimas ou trajes de banho. As cicatrizes mais comuns são em forma de “T” invertido e apresentam uma parte escondida nos sulcos submamários (cicatriz horizontal) e outra visível na superfície da mama (cicatrizes vertical e periareolar). As cicatrizes melhoraram significativamente ao longo do tempo, tornando-se mais claras e menos consistentes. Com o tempo os seios podem continuar a mudar devido à gravidade, gravidez, envelhecimento, ganho ou perda de peso. Os resultados permanecerão mais tempo mantendo-se o peso e um estilo de vida saudável.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.