Redução dos lábios vaginais


A redução dos lábios vaginais (ninfoplastia) consiste na remoção do excesso de pele e mucosa dos pequenos lábios, harmonizando seus contornos e proporções

Redução dos lábios vaginais

Cirurgia da intimidade, Plástica íntima, Labioplastia, Ninfoplastia

Os pequenos lábios vaginais têm função relacionada à proteção do aparelho genital feminino e à lubrificação vaginal. Ao longo da vida, podem crescer de forma exagerada (hipertrofia) ou assimétrica devido a uma série de fatores, tais como: puberdade, gravidez, parto, uso de anabolizantes e tendências genéticas. A cirurgia plástica de redução dos lábios vaginais (ninfoplastia) consiste na remoção do excesso de pele e mucosa dos pequenos lábios, harmonizando seus contornos e proporções em relação ao restante da vulva, sem causar danos funcionais.

Atualmente, cada vez mais mulheres têm procurado a cirurgia de redução dos lábios vaginais (ninfoplastia). Tal fato pode estar relacionado a conceitos de moda como a redução do tamanho de lingeries e biquínis e, até mesmo, ao uso do púbis e períneo totalmente depilados. Mulheres que possuem vulvas volumosas e aparentes podem sofrer constrangimento neste contexto. Além do incômodo psicológico, pacientes que possuem os pequenos lábios expostos e exuberantes podem ter desconforto devido ao atrito gerado durante o ato sexual. A correção destes aspectos genitais aumentam a autoestima feminina e a qualidade de vida social e sexual.

Redução dos lábios vaginais

Técnica cirúrgica

• Antissepsia + anestesia.

• Marcação bilateral da área a ser ressecada nos pequenos lábios.

• Retirada do excesso de mucosa e de pele dos pequenos lábios.

• Revisão de áreas com sangramento.

• Fechamento das feridas operatórias.

 

Antes de qualquer cirurgia plástica, é importante que a paciente siga as Orientações pré-operatórias.

A recuperação é bastante rápida. Geralmente é necessário repouso relativo por 2 a 3 dias. Após esse tempo, a paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas. Roxos e inchaços na região genital são comuns e temporários. Esforços físicos maiores e relações sexuais devem ser interrompidos por pelo menos 3 semanas. Durante a primeira semana (2 a 3 vezes por dia) é recomendado manter uma rigorosa higienização da região. Pomadas anestésicas, compressas geladas e banhos de assento podem ser necessários. Dor não é frequente.

Leia mais em orientações sobre ninfoplastia.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Redução dos lábios vaginais

Cirurgia plástica indicada em mulheres que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais.

A partir de 17 – 18 anos.

Local com sedação (mais usada), peridural com sedação ou geral.

De uma a duas horas.

Internação de seis a oito horas. O paciente é liberado no mesmo dia.

Os pontos não precisam ser retirados, pois são absorvíveis.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: sangramento (hematoma), infecção, abertura da ferida operatória (deiscência de sutura), assimetria, excesso residual de tecido, alteração permanente da sensibilidade, etc.

Os resultados já são visíveis após 2 meses, entretanto, somente com 6 meses a 1 ano podem ser considerados definitivos. Os pequenos lábios ficam menores e mais escondidos em relação aos grandes lábios, harmonizando seus contornos e proporções em relação ao restante da vulva. Normalmente as cicatrizes não são perceptíveis.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.