Cirurgia plástica e o Cigarro

Cirurgia plástica e tabagismo são antagonistas.

Pessoas fumantes que se submetem a uma intervenção cirúrgica correm muito mais riscos e podem sofrer uma série de complicações durante e após a operação.

Além da produção de radicais livres, cada cigarro leva a um período de diminuição no calibre dos vasos sanguíneos, aporte de oxigênio e nutrientes na região da pele. Alguns estudos apontam um aumento de até quatro vezes o número de complicações e intercorrências em decorrência do tabagismo, especialmente no aparelho respiratório, necrose e cicatrização da área operada.

O cigarro afeta e interfere profundamente na oxigenação do corpo pelo sangue, na distribuição dos nutrientes para a manutenção e regeneração da pele e dos tecidos, além de comprometer o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, dos pulmões e das condições cardiorrespiratórias. Logo, dificulta significativamente o processo de cicatrização, o que pode acarretar em sérios efeitos colaterais, como a necrose da pele, infecção, rompimento de sutura, manchas, queloides, tromboembolismo, entre outros aspectos agravantes. Além disso, ainda pode contribuir para deixar o paciente mais vulnerável à anestesia, criando a possibilidade de surgir problemas que poderiam ser evitados.

O paciente que deseja fazer uma cirurgia deve suspender o cigarro para não aumentar consideravelmente seus riscos, que já são inerentes a qualquer operação. Uma boa recuperação e bons resultados dependem bastante disso. O prazo de interrupção dependerá do tipo de cirurgia, isto é, quanto maior e extensa ela for mais tempo será indicado e exigido a recomendação médica de parar de fumar.

Parar de vez de fumar antes de realizar a cirurgia plástica é o melhor a se fazer.

Além de ser fundamental para o sucesso da cirurgia plástica, a sua saúde agradece.

Dr. Fernando Rodrigues

Fernando Henrique Oliveira Carmo Rodrigues é Cirurgião Plástico em Belo Horizonte. Desde muito jovem teve apreço por artes e pela natureza humana. No início de 1997, aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), localizada em Belo Horizonte – “Beagá”, local de nascimento e na qual se formou como médico, após 6 anos de curso.

Recent Posts

Conheça as 5 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil

Com a retomada da realização das cirurgias plásticas em 2021, o ano que se encerrou foi bem movimentado nos consultórios…

2 anos ago

Bioestimuladores de colágeno: entenda o que é e quais substâncias podem ser usadas

Ter uma pele mais firme, com textura, brilho na medida certa e sem marcas de expressão. Esses são os maiores…

3 anos ago

Cirurgia Plástica em Belo Horizonte: 5 dicas para não errar na escolha

Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica em Belo Horizonte, já sabe que os detalhes fazem total diferença…

3 anos ago

Tudo que você precisa saber sobre Cirurgia Plástica antes de fazer a sua

Optar por uma cirurgia plástica é uma decisão extremamente importante e que deve ser tomada com cautela. Seja ela motivada…

3 anos ago

5 coisas que a cirurgia plástica pode fazer por você

Nesse novo texto, trouxemos algumas informações importantes sobre o que a cirurgia plástica pode fazer por você. Muitas vezes a…

3 anos ago

Como é a fase de recuperação de uma lipoaspiração

Você agendou sua cirurgia de lipoaspiração e está preparando todas as roupas novas que usará depois.  Mas, há algo mais que…

3 anos ago