Lipoaspiração


A lipoaspiração é a cirurgia plástica para remover depósitos de gordura localizada (braços, coxas, pernas, abdome, cintura, peito, etc) e melhorar o contorno corporal.

Lipoaspiração

O que é a cirurgia plástica de Lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia estética indicada para remover depósitos de gordura localizada e melhorar o contorno corporal. A gordura é removida através de uma cânula (um tubo) e um aspirador (dispositivo de sucção).

Depósitos de gordura podem existir em pescoço, bochechas, queixo, abdome, púbis, cintura, costas, peito, braços, coxas, parte medial dos joelhos, pernas e tornozelos. Essa distribuição anormal da gordura corporal é chamada de lipodistrofia.

Devido a fatores genéticos e hormonais, na mulher a gordura geralmente se acumula mais na região dos quadris e dos membros inferiores, já nos homens há um acúmulo maior na região abdominal.

A lipoaspiração (cirurgia plástica para aspiração de gordura) pode ser realizada isoladamente ou se a associar a preenchimentos (lipoenxertia). Neste caso, a gordura aspirada é utilizada como enxerto para preenchimento de outras áreas e o procedimento passa a ser chamado de lipoescultura.

Agende agora mesmo sua consulta ou continue lendo esse post para saber tudo sobre a lipoaspiração. Neste artigo, listamos mais um série de informações que você precisa saber sobre essa cirurgia plástica. Acompanhe!

Procedimentos associados à lipoaspiração

A lipoaspiração pode se associar a diversos procedimentos que envolvam a retirada do excesso de pele, tais como: cirurgia plástica de rejuvenescimento da face (facelift) , cirurgia plástica de redução das mamas masculinas (correção de ginecomastia), cirurgia plástica de redução e levantamento das mamas (mamoplastia redutora ou mastopexia), cirurgia plástica do abdome (lipoabdominoplastia) e cirurgias pós-emagrecimento (pós-bariátrica).

Além disso, a lipo pode ser realizada concomitantemente a qualquer outro procedimento cirúrgico estético.

Indicações da lipoaspiração no contorno corporal

A lipoaspiração é indicada em mulheres e homens para remover depósitos de gordura localizada (lipodistrofia) e melhorar o contorno corporal. É indicado para regiões do corpo que possuam gordura localizada e que quase não mudam com dietas e exercícios físicos, como a barriga e o culote.

A lipo pode ser feita em qualquer região do corpo que apresente acúmulo localizado de gordura. Mas não é indicada para corrigir flacidez de pele ou da musculatura local. A remoção do excesso de gordura poderá até acentuar a flacidez, já que a pele perde sua elasticidade.

A idade não é um limitador para a lipoaspiração. A flacidez e elasticidade da pele é que deverão ser consideradas. Mesmo assim é possível a realização do procedimento. Em alguns casos, deve ser associado a um procedimento para a remoção de pele em excesso. Recomendados a idade mínima para a lipoaspiração, a partir de 18 anos.

Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura não visam a perda de peso e não são tratamento para a obesidade. Além disso, não substituem a prática regular de atividade física e os bons hábitos alimentares.

Durante a consulta todas essas particularidades poderão ser esclarecidas pelo seu cirurgião plástico. 

Lipoaspiração: Conheça outros nomes e variações

Diversos nomes são usados para a lipoaspiração, entre eles podemos destacar: a aspiração de gordura, lipo, liposucção, lipoplastia e lipoescultura que combina os procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia em uma mesma cirurgia.

Ao longo do tempo a lipoaspiração sofreu inovações e variações. Podemos citar como exemplos a vibrolipo (vibrolipoaspiração), que é realizada por meio de uma cânula vibratória, e a lipolaser (lipoaspiração a laser ou laserlipólise), que utiliza equipamento de laser para derreter a gordura.

Hidrolipo, minilipo, lipolight são alguns dos nomes que uma aspiração de gordura de menor porte pode receber.

Mas atenção, toda e qualquer técnica utilizada deve ser sempre realizada em ambiente cirúrgico e desempenhada por cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A lipoaspiração é uma cirurgia para perder peso?

A lipoaspiração é muito procurada por homens e mulheres que estão acima do peso. Muitas pessoas pensam que a lipo é a solução para emagrecer. A lipoplastia não é um método de emagrecimento.

A lipoaspiração é indicada para retirada de determinadas quantidades de gordura localizada. É uma cirurgia estética para melhorar o contorno corporal.

Além disso, saiba que há um limite de gordura que pode ser extraído durante uma liposucção. Esse volume varia entre 5% e 7% do peso ideal da paciente. O exagero pode debilitar seu organismo. Antes da cirurgia converse com o cirurgião plástico sobre suas expectativas.

Se você tem sobrepeso, a maneira mais saudável para perder peso e a partir da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. Lembre-se: Saúde em primeiro lugar.

A cirurgia de lipoaspiração é indicada para tratar estrias ou celulite?

Não. Essa cirurgia plástica não é indicada para correção da celulite ou estrias. Devido a retirada da gordura localizada com a lipoaspiração esse efeito pode até ser acentuado em algumas regiões do corpo.

Para minimizar esses efeitos recomendados drenagens linfáticas, atividade física regular e uma alimentação balanceada e saudável.

Quanto custa a cirurgia plástica de lipoaspiração?

Para saber os preços de uma cirurgia plástica, será necessário uma avaliação presencial. Só assim será possível mensurar os custos, explicar os procedimentos, os cuidados pré e pós operatórios e as várias formas de pagamento.

É vedada a divulgação de preços de cirurgias plástica estéticas ou reparadoras em sites, perfis e grupos em redes sociais.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a divulgação em sites (web) de preços referentes a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas é proibida.

“Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.” (Resolução CFM 1836/2008).

Onde posso realizar minha lipo?

A cirurgia de lipoaspiração deve ser realizada em hospitais e clínicas credenciadas. Veja abaixo o que determina o Conselho Federal de Medicina.

A Resolução do CFM nº 1.711 de 10 de dezembro de 2003, em seu artigo 5º determina que “as cirurgias de lipoaspiração devem ser executadas em salas de cirurgias equipadas para atendimento de intercorrências inerentes a qualquer ato cirúrgico”.

Atendemos em Belo Horizonte nos Hospitais Mater Dei e Life Center. Lembre-se: Qualquer procedimento deve ser feito por um profissional qualificado. Agende uma consulta com o Dr. Fernando Rodrigues em BH.

Como saber se o médico que fará a minha Lipoaspiração é ou não um especialista em cirurgia plástica?

Dr. Fernando Rodrigues é Cirurgião Plástico e atende em Belo Horizonte. É registrado como cirurgião plástico no Conselho Federal de Medicina (CFM) e membro titular na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Também faz parte da Equipe de Cirurgia Plástica do Hospital João XXIII.

O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica oferece mais informações sobre os cirurgiões credenciados à sociedade.  Você também pode verificar o registro médico do Dr. Fernando junto ao Conselho Regional de Medicina. Consulte aqui (CRM-MG: 38.261).

Quero fazer a lipoaspiração. Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é agendar um consulta. Preencha o formulário de agendamento ao final da página ou ligue: 31 3972 1718 e marque agora a sua Lipoaspiração em BH.

Durante a avaliação, serão feitas perguntas sobre os hábitos do paciente, vida social e solicitados alguns exames. Tudo para garantir a segurança e o sucesso da cirurgia.

Depois da verificação dos exames, se tudo estiver de acordo, será marcada uma data para a realização do procedimento em um hospital credenciado em BH (Belo Horizonte).

Existem riscos durante ou após a cirurgia plástica?

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: assimetrias, irregularidades, seroma (coleções de líquido), hematoma (coleções de sangue), infecção, sofrimento de pele, etc.

É importante destacar que todos os procedimentos realizados pelo Dr. Fernando são feitos em bloco cirúrgico estéril, com a presença constante de um anestesista treinado e familiarizado com o procedimento. A paciente também conta com monitoração cardiorrespiratória permanente e a técnica apurada do cirurgião e assistente, entre outros cuidados.

Resultados da lipoaspiração

A melhora do contorno facial ou corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuir. As cicatrizes, além de serem muito pequenas, ficam escondidas em dobras naturais da pele ou podem ser ocultadas com roupas íntimas ou de banho.

O resultado definitivo é alcançado após cerca de 6 meses. O bom resultado dependerá da técnica realizada e da capacidade de retração da pele sobre a gordura aspirada. A manutenção dos resultados é alcançada com práticas contínuas de atividade física e uma dieta saudável.

Abaixo você confere uma lista de cuidados pré e pós-operatórios.

Lipoaspiração

Técnica cirúrgica

  • Marcação das áreas a serem aspiradas.
  • Anestesia + antissepsia.
  • Pequenas incisões (0,5 a 1,0cm) em locais estratégicos.
  • Infiltração local pelas incisões com solução com adrenalina para reduzir o sangramento e o trauma (técnica tumescente ou úmida).
  • Introdução pelas incisões de cânula conectada a aspirador ou seringa + movimentos controlados de vaivém para a aspiração do excesso de gordura (aspiração a vácuo).
  • Revisão de áreas com sangramento.
  • Colocação de drenos em alguns casos.
  • Fechamento das feridas operatórias + curativo + malha de compressão.
 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias abaixo.

• Após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe solicitará exames pré-operatórios de rotina, os quais são recomendados que sejam feitos no máximo 3 meses antes da cirurgia. Uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) também será recomendada. Em casos determinados, poderão ser solicitados outros exames específicos.

• Comunique se você é portador de alguma doença ou se está com alguma infecção.

• Informe todos os medicamentos que você faz uso rotineiro.

• Comunique qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou
alimentares.

• Não use, por 2 semanas antes da cirurgia, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), anticoagulantes, corticóides de uso prolongado, medicamentos para emagrecer, medicamentos que contenham ginko-biloba e vitamina E.

• Em caso de tabagismo, o cigarro deverá ser interrompido 15 a 30 dias antes da cirurgia.

• Evite ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas na véspera da cirurgia.

• Inicie jejum 10 horas antes da cirurgia (nem água).

• Não use cremes faciais ou corporais a partir da véspera da cirurgia. Evite o uso de maquiagens ou esmalte escuro no dia da cirurgia.

• Na véspera da cirurgia tome banho usando um sabonete antisséptico.

• Não use acessórios metálicos como anéis, alianças, brincos, piercings, pulseiras ou colares no dia da cirurgia.

• Venha com roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão utilizadas quando receber alta.

• Chegue ao hospital no mínimo 30 minutos antes do horário da cirurgia, para a sua internação.

• Traga no dia da cirurgia os exames pré-operatórios, o risco cirúrgico, o termo de consentimento datado e assinado.

• Traga os objetos recomendados pelo seu médico, tais como: malhas e meias compressivas, etc.

• Traga uma bolsa para guardar os objetos de uso pessoal.

• Traga um acompanhante ou comunique na recepção o nome e o telefone de uma pessoa que possa vir buscá-la(o).

Quer imprimir essas orientações? Clique e faça o download: Orientações pré-operatórias.

Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas ao final do procedimento. Caso sejam colocados drenos, sua retirada se dá com 1 a 3 dias. Não há necessidade de restrição dos movimentos.

Deve-se usar cinta cirúrgica (malha compressiva) por 2 meses, realizar sessões de drenagem linfática para diminuir o edema (inchaço), não se expor ao sol por pelo menos 30 dias e tomar bastante líquido.

Dor e desconforto são temporários e cedem facilmente com a medicação prescrita. Roxos e inchaços são comuns e tendem a desaparecer rapidamente com sessões de drenagem linfática.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Lipoaspiração

A partir de 18 anos.

Anestesia peridural com sedação, raquianestesia com sedação, local com sedação ou geral. Nossa equipe é altamente qualificada para garantir sua segurança.

Para esse procedimento, serão necessários de duas a seis horas dependendo do número de áreas submetidas a lipoaspiração e lipoenxertia.nxertia).

A internação pode durar de 7 a 24 horas. O paciente poderá ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.a seguinte.

Geralmente, de 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses. Mas isso pode variar  de uma pessoa para outra, da intensidade do inchaço e da forma como ele foi tratado. Tudo vai depender dos cuidados que forem tomados depois da lipoaspiração.

Os pontos poderão ser retirados de 7 a 14 dias.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.