6 perguntas para fazer na primeira consulta com cirurgião plástico

por Dr. Fernando Rodrigues |  24 de maio de 2018

A primeira questão abordada em uma consulta com cirurgião plástico é referente ao resultado final que o procedimento poderá realizar. Um bom profissional sempre vai avaliar dois pilares imprescindíveis: os aspectos físicos e psicológicos do paciente.

6 perguntas para fazer na primeira consulta com cirurgião plástico

Quando chegamos a uma determinada idade, inevitavelmente, nosso corpo começa a perder algumas formas, nossa pele passa a refletir marcas e nosso organismo reage mais lentamente a algumas atividades. E é nessa hora, que muitos cogitam uma consulta com cirurgião plástico.

Todos aqueles que valorizam a estética do corpo se fazem algumas perguntas antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico. Isso é totalmente normal, e é sobre essa questão que vamos abordar neste post. Quais são as dúvidas mais frequentes para a primeira consulta com um cirurgião plástico? Vamos conferir!

1. A cirurgia plástica vai resolver meu problema?

A primeira questão abordada em uma consulta com cirurgião plástico é referente ao resultado final que o procedimento poderá realizar. Um bom profissional sempre vai avaliar dois pilares imprescindíveis: os aspectos físicos e psicológicos do paciente.

A plástica não funciona apenas para corrigir imperfeições no corpo, mas também envolve autoestima e questões emocionais.

2. Como devo me preparar para minha primeira cirurgia plástica?

Antes de qualquer cirurgia, o paciente precisa se submeter a alguns exames prévios e repassar ao profissional o histórico de outras operações, uso de medicamentos, alergias e antecedentes de doenças. Algumas recomendações básicas são padrões para todos os casos, como suspender o uso de pílulas anticoncepcionais e comprimidos com ácido acetil salicílico, Gingko Biloba, Vitamina E, entre outros. O tabagismo também deve ser evitado.

3. Quanto custa uma cirurgia plástica?

Em uma consulta com cirurgião plástico, uma das perguntas mais comuns dos pacientes é em relação ao preço do procedimento. Todavia, a resposta só é possível no momento da avaliação do profissional e envolve uma série de fatores, como a complexidade do caso, necessidade de internação, equipe envolvida e medicamentos.

Por isso, é imprescindível procurar por um cirurgião reconhecido e que possa oferecer toda a cobertura e aparatos necessários.

4. A cirurgia deixa cicatrizes ou marcas?

A preocupação da maior parte das pessoas que buscam consulta com cirurgião plástico envolve quase sempre perguntas referente às cicatrizes que a cirurgia pode deixar.

As marcas são inevitáveis em todo e qualquer procedimento cirúrgico, no entanto, um bom profissional vai definir locais mais escondidos e usará técnicas que deixam as cicatrizes praticamente invisíveis.

5. Vou precisar ser anestesiado?

O tipo de anestesia está diretamente ligado ao tipo de cirurgia e sua complexidade. Com exceção apenas da anestesia local, qualquer outra forma sempre deve ser acompanhada por um profissional anestesista capacitado, que auxiliará em todo o procedimento.

6. Uma cirurgia plástica envolve riscos para minha saúde?

Todo ato médico envolve possíveis riscos ao paciente. Essa característica está inerente a todas as áreas da medicina. Contudo, recorrendo a um profissional reconhecido e competente e seguindo os devidos cuidados e recomendações, não há motivos de preocupação.

Cada tipo de cirurgia possui particularidades especificas, assim como cada organismo pode reagir de diferentes formas. Por isso, é importante tirar todas as dúvidas e passar o máximo de informações durante a consulta com cirurgião plástico.

Essas dicas servem para esclarecer suas dúvidas básicas, fazendo com que sua primeira consulta com cirurgião plástico possa fluir muito melhor. Mas lembre-se, como saúde não se brinca. Portanto, busque sempre os melhores profissionais para qualquer procedimento médico!

Se procura um especialista renomado e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em Belo Horizonte, entre em contato por e-mail ou pelos telefones 31 3972 1718 ou 98330 2372 e agende sua consulta!