fbpx

Rinoplastia estruturada: O que é e quais os benefícios

por Dr. Fernando Rodrigues |  11 de novembro de 2019
Rinoplastia estruturada: O que é e quais os benefícios

A Rinoplastia estruturada é uma técnica inovadora que surgiu para melhorar a parte funcional do nariz, além de manter os resultados mais duradouros, depois do procedimento cirúrgico.

Esse tipo de cirurgia baseia-se na preservação da naturalidade do rosto, enfatizando características e fortalecendo a estrutura da região nasal. Porém, se trata de um procedimento mais detalhado.

No artigo de hoje, você entenderá como esse procedimento é realizado, bem como as vantagens que apresenta. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os objetivos da Rinoplastia estruturada e quando ela deve ser usada?

O principal objetivo da rinoplastia estruturada é separar a pele das estruturas cartilaginosa e óssea, moldá-las assimetricamente, melhorando o sistema respiratório (se aplicável), fortalecendo os pontos de fixação e a estrutura nasal através de enxertos.

No entanto, por apresentar bons resultados, esse procedimento se tornou muito comum e pode acontecer que, mesmo em pacientes com intervenções simples, o cirurgião opte por essa modalidade.

Como é realizada a cirurgia?

Primeiro, o cirurgião terá que realizar um estudo das características faciais do paciente antes de se realizar à cirurgia.

Em pessoas com a pele muita fina, o cirurgião poderá usar a “técnica de camuflagem” para evitar que a pele mostre irregularidades, especialmente no dorso e ponta nasal.

Na técnica, o especialista também pode realizar a interrupção dos ligamentos cartilaginosos para possibilitar a moldagem das estruturas nasais de acordo com o desejo estético do paciente.

Powered by Rock Convert

A Rinoplastia estruturada pode ser realizada sob sedação associada a anestesia local ou sob anestesia geral.

Quais os benefícios da Rinoplastia estruturada?

O principal benefício de uma Rinoplastia estruturada é o conforto do cirurgião, que pode trabalhar com mais segurança e obter uma experiência mais satisfatória.

O que ocorre é que a estrutura nasal, após a Rinoplastia, é impactada por diferentes forças que podem causar deformações na modelagem realizada pelo cirurgião plástico, como:

  • força respiratória (diminuição das vias aéreas);
  • fibrose da pele (endurecimento);
  • trauma durante o manuseio que pode causar danos nasais.

É precisamente esse conforto durante a intervenção de Rinoplastia estruturada que leva o cirurgião a optar por esse método nos casos mais complicados e até em operações mais simples.

Considerações finais

A cirurgia estética e funcional do nariz é uma das cirurgias mais desafiadoras e sofisticadas da cirurgia plástica, e, os resultados de sucesso muitas vezes estão relacionados à escolha correta de um profissional capacitado nesta área.

Se você tem queixas estéticas nasais e/ou funcionais, e deseja se submeter a uma cirurgia do nariz, você deve procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha uma formação específica e aprofundada em cirurgias estéticas nasais.

Portanto, o sucesso ao final de sua Rinoplastia estruturada está relacionado à escolha correta do cirurgião plástico, uma preparação correta para a cirurgia e por último, do segmento correto dos cuidados no pós-operatório, que devem ser realizados pelo paciente.

Se você gostou deste artigo sobre Rinoplastia estruturada, então continue acompanhando os nossos posts no nosso blog e siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Pinterest!


Cirurgia Plástica em BH (Lipoaspiração, Mamoplastia, Silicone, Abdominoplastia, Rinoplastia, Lipo) Cirurgia Plástico em Belo Horizonte Minas Gerais