Por: Dr. Fernando Rodrigues
O excesso de flacidez e gordura na região entre a axila e o cotovelo provoca grande insatisfação estética. Além de afetar a autoestima, o incomodo existe também para vestir roupas e realizar movimentos com a parte superior do braço. A musculação pode fortalecer a região, mas não consegue solucionar o problema da gordura localizada e do excesso de pele.
A cirurgia plástica nos braços tem por objetivo remodelar a região, deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, o que resulta num braço firme e tonificado.
O tipo de cirurgia depende da necessidade de cada paciente. Para aqueles com pouco acúmulo de gordura e quase nenhuma flacidez é indicado a lipoaspiração, com cicatrizes imperceptíveis. A braquioplastia axilar é indicada para pacientes com excesso de pele e gordura próximos à axila, as cicatrizes ficam escondidas nessa região.
Para os pacientes que tem idade mais avançada ou que sofreram grande perda de peso, apresentando assim um volume grande de pele, a cirurgia indicada é a braquioplastia convencional, que apresenta cicatrizes ao longo da face interna dos braços, que tendem a ficar mais finas e claras com o tempo.
A recuperação, apesar de rápida, exige repouso relativo por 14 dias. Para minimizar o inchaço, os braços podem ser envoltos em faixas compressivas ou bandagens por até 30 dias. O sol é proibido por 6 meses.
O novo contorno já pode ser visto pouco depois da cirurgia, mas o resultado definitivo pode demorar de 6 meses a 1 ano. A manutenção do resultado depende da qualidade da pele, das características hereditárias, da estabilidade do peso e da prática regular de atividade física adequada.
Viu como a flacidez é um problema que incomoda muita gente. Quer saber mais sobre este tema? Veja nosso post: Mito ou Verdade: Correr causa flacidez na pele do rosto?