Cirurgia Plástica – Nariz em Harmonia com a Face

Todos os resultados de uma rinoplastia de sucesso tem uma coisa em comum: uma aparência natural. O nariz mais atraente é aquele que está em harmonia com as outras...

Cirurgia Plástica – Nariz em Harmonia com a Face

Todos os resultados de uma rinoplastia de sucesso tem uma coisa em comum: uma aparência natural. O nariz mais atraente é aquele que está em harmonia com as outras características faciais. Ele deve se misturar e não ficar chamativo.

É possível modificar o tamanho do nariz, aumentando-o ou diminuindo-o, projetar a ponta, afinar, diminuir a giba óssea, dentre outras possibilidades. Podem ser feitos enxertos de ossos e cartilagem para alcançar o formato necessário. Porém, é importante ressaltar que o resultado final deve ser planejado levando em conta os traços naturais do paciente, bem como sua etnia. O importante é manter a harmonia facial, e não obter um nariz diferente.

Mesmo que existam aspectos individuais e incontáveis variações para considerar um nariz perfeito, existem pontos que são comumente aceitos universalmente e considerados esteticamente agradáveis.

Entre alguns desses elementos pode-se citar: uma ponta nasal estreita, um dorso nasal em linha reta, uma pequena depressão entre a ponta e o dorso nasal, largura apropriada, apropriada projeção nasal e ângulos faciais.

Podemos ainda analisar a estética facial observando a pessoa de perfil e tendo uma visão frontal do rosto, examinando-os de acordo com os princípios matemáticos de proporções que podem ser aplicados para realçar a beleza.

As proporções faciais que refletem a proporção áurea são consideradas universalmente perfeitas. A proporção áurea, 1.6180, é calculada a partir da sequência de Fibonacci é observada em inúmeros elementos da natureza. As flores, árvores, ondas, conchas, furacões, sementes demonstram esta relação esteticamente agradável que é muitas vezes utilizada por artistas e arquitetos.

Alguns médicos cirurgiões aplicam essa relação para realizar várias medições na face e procuram aplicar isto ao reproduzir o nariz ideal para cada tipo de rosto.

Converse com seu médico, marque uma consulta e veja com ele o que é possível fazer no seu caso.

Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber todas as novidades.