fbpx

Lipoaspiração após gravidez: veja os cuidados necessários

por Dr. Fernando Rodrigues |  9 de abril de 2020
Lipoaspiração após gravidez: veja os cuidados necessários

Embora ter filhos seja uma das experiências mais gratificantes da vida de uma mulher, a gravidez e o parto podem apresentar mudanças significativas no corpo.

Por isso, fazer lipoaspiração após a gravidez se tornou muito comum, além disso, os avanços na medicina tornaram a lipoaspiração um dos procedimentos mais seguros e tambémmais acessível. 

Mas, é seguro fazer lipoaspiração após a gravidez

No post de hoje, você vai entender qual o momento ideal e quais são os cuidados necessários que você precisa ter antes de marcar uma cirurgia plástica após a gravidez. Continue a leitura!

Quanto tempo após a gravidez poderei fazer a lipoaspiração?

Não há um período definido para que você possa se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração após a gravidez. 

A maioria dos cirurgiões plásticos sugere esperar entre 6 meses a 1 anos após finalizar a amamentação

No entanto, é recomendável que você reserve um tempo para permitir que seu corpo se recupere e desfrute da maternidade antes de se comprometer com qualquer procedimento de cirurgia estética. 

Respeitando essa regra, já é possível ter um corpo mais definido após a gestação, então, você poderá conversar com um cirurgião plástico e saber qual o melhor momento de realizar a sua lipoaspiração.

Outros fatores a considerar

Além do período recomendado, você também deve considerar o seguinte:

  • sua condição física;
  • seus hábitos alimentares — você precisa comer direito;
  • se você recebeu um descanso suficiente após a gravidez;
  • sua preparação mental — você está pronto para fazer uma cirurgia;
  • sua pesquisa — entenda o máximo possível sobre lipoaspiração para descartar quaisquer suposições falsas.

O último ponto é muito importante. Você também deverá considerar o seu período de convivência intensa com o bebê, e uma lipoaspiração após a gravidez atrapalharia esse momento.

Powered by Rock Convert

Perder peso antes de fazer a lipoaspiração

A maioria das mulheres consegue perder peso após a gravidez, no entanto, em alguns casos, o peso corporal não retorna ao seu ponto de partida devido ao acúmulo de gordura em áreas localizadas.

E é aqui que a lipoaspiração pode entrar em cena. O objetivo de um procedimento de lipoaspiração após a gravidez é retirar a gordura localizada do corpo, tornando-o mais harmonioso. 

Mas lembre-se, você precisa estar o mais próximo possível do seu peso para que as suas expectativas sejam realistas. A lipoaspiração NÃO é um método para perda de peso.

A dica é: reserve um tempo para recuperar e normalizar, tanto física quanto mentalmente, antes de tomar decisões sobre qualquer tipo de cirurgia plástica.

E não deixe de conversar com o seu cirurgião plástico sobre outros fatores, como amamentação e planejamento familiar, que também podem influenciar no tempo. 

Planejar com antecedência

É recomendado esperar terminar de ter filhos antes de fazer uma lipoaspiração. Caso contrário, o seu procedimento cirúrgico pode ser afetado de alguma forma.

Você também deve levar em consideração que talvez não consiga levantar o bebê por algum tempo depois de fazer a lipoaspiração. 

Por isso, um bom sistema de apoio é essencial ao planejar sua recuperação, pois, você e o seu bebê, precisarão de cuidados durante todo o processo.

Lembre-se que você deve se esforçar para atingir um peso estável antes do seu procedimento; portanto, retome um estilo de vida saudável e ativo para reduzir o excesso de peso que você ganhou durante a gravidez. 

Para finalizar, é necessário desconfiar de preços abaixo da média. Busque sempre um profissional reconhecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que tenha referências e estrutura indicada para realização dos procedimentos.


Cirurgia Plástica em BH (Lipoaspiração, Mamoplastia, Silicone, Abdominoplastia, Rinoplastia, Lipo) Cirurgia Plástico em Belo Horizonte Minas Gerais