Descubra o que são mamilos invertidos e como tratá-los

por Dr. Fernando Rodrigues |  17 de Março de 2018

Os mamilos invertidos apresentam a saliência para dentro, muitas vezes, até mais “fundos” do lado de fora. Se estimulados, tendem a se tornar ainda mais fundos, visto que se retraem.

Descubra o que são mamilos invertidos e como tratá-los

Você já ouviu falar em mamilos invertidos? Algumas mulheres provavelmente já ouviram histórias de amigas ou, simplesmente, entraram em pânico quando receberam esse “diagnóstico”. A boa notícia, no entanto, é que não se trata de uma condição irreversível.

Então, quer entender isso melhor? Continue lendo e descubra mais sobre a condição e os tratamentos possíveis!

Quais são os tipos de mamilos?

Os formatos de mamilo podem ser classificados em 3 tipos:

Normais

Os mais comuns, são aqueles que apresentam uma saliência em relação às auréolas. Quando estimulados, se sobressaem ainda mais.

Planos

Eles não se sobressaem às auréolas, tendo uma aparência plana.

Invertidos

Como o próprio nome já diz, nesse caso os mamilos apresentam a saliência para dentro, sendo, muitas vezes, até mais “fundos” do lado de fora. Quando estimulados, tendem a se tornar ainda mais fundos, visto que se retraem.

Normalmente, a condição dos mamilos invertidos é congênita, e há casos nos quais é desencadeada por infecções, cirurgias prévias ou mesmo tumores mamários. Sem contar que, como as mamas são parte importante na estética feminina, muitas mulheres sofrem com isso.

Quando a cirurgia é indicada?

É importante levar em conta que o mamilo invertido pode se manifestar em 3 graus distintos, em que apenas o terceiro significa que eles nunca se exteriorizam. Neste caso, a cirurgia é indicada.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia para mamilos invertidos normalmente secciona os ductos galactóforos, o que pode impossibilitar a amamentação, visto que interrompe o sistema de comunicação das glândulas mamárias com os mamilos. É importante sempre salientar isso às pacientes que pretendem engravidar.

Como são o pré e o pós-operatório?

Somente um médico poderá indicar o melhor procedimento para cada caso. Cigarros e medicamentos anticoagulantes precisam ser suspensos nos 30 dias que antecedem o procedimento. Além disso, hidratar a área é uma medida que auxilia na recuperação.

Após a cirurgia, recomenda-se não usar sutiãs ou roupas muito apertadas, para não machucar a área. Normalmente, os pontos são retirados a partir de 7 dias.

Enfim, entendeu o que são mamilos invertidos e como o médico pode indicar o tratamento adequado? Agora, se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!