fbpx

Otoplastia: Cirurgia Plástica para Correção das Orelhas de Abano

28 de dezembro de 2020

Otoplastia: Cirurgia Plástica para Correção das Orelhas de Abano
Por: Dr. Fernando Rodrigues

A otoplastia é a cirurgia plástica para a correção das orelhas de abano. É um procedimento para melhorar a proporção e o formato das orelhas, corrigindo um defeito na sua estrutura, presente desde o nascimento.

Conhecida como orelha de abano, essa deformidade provoca prejuízos estéticos e emocionais.

Seu formato com bordas afastadas da cabeça dá a impressão de serem maiores, o que gera comentários maldosos, principalmente na infância.

O bullying sofrido por essas pessoas deixa marcas profundas na autoestima com reflexos psicológicos na vida adulta.

Quando realizar a correção das orelhas de abano?

A cirurgia de orelha pode ser realizada já a partir de 5 a 7 anos de idade, quando a orelha já está completamente formada.

Se realizada na fase adulta, apresenta resultados igualmente satisfatórios. A cirurgia plástica é relativamente simples, mas exige senso artístico do cirurgião.

Cuidados e pós-operatórios

A anestesia, na maioria dos casos, é local incluindo sedação. As técnicas usadas são geralmente para aumentar o anti-hélice, que congenitamente não foi formada, e para reduzir a cartilagem da concha, remodelando-a.

O resultado é quase imediato, assim que os curativos que sustentam o novo formato são removidos, cerca de 15 dias depois do procedimento.

Com a orelha próxima à cabeça, as cicatrizes ficam escondidas no sulco, formando entre ela e o crânio, ou em suas dobras naturais.

Com um dia o paciente já recebe alta. Para o pós-operatório deve-se evitar exercícios físicos de alta intensidade, exposição ao sol e recomenda-se o uso de uma faixa compressora na cabeça durante um mês.

Algum incomodo pode ocorrer após a cirurgia de correção das orelhas de abano, tratados com analgésicos comuns.

Se as instruções forem seguidas corretamente, o resultado será definitivo. Deve-se levar em conta que haverá uma leve assimetria, visto que naturalmente nossas orelhas apresentam diferenças.

Para saber mais sobre esse procedimento leia também esse conteúdo.