Você conhece a importância dos cuidados pós-operatórios?

Qualquer tipo de cirurgia requer cuidados pós-operatórios. No entanto, no caso dos procedimentos em cirurgia plástica, eles são ainda mais importantes, pois serão determinantes para o resultado final. Não...

Você conhece a importância dos cuidados pós-operatórios?

Qualquer tipo de cirurgia requer cuidados pós-operatórios. No entanto, no caso dos procedimentos em cirurgia plástica, eles são ainda mais importantes, pois serão determinantes para o resultado final.

Não adianta contar com o melhor profissional e com um centro de saúde de ponta se o pós-operatório não for respeitado. Dele depende a boa cicatrização, assim como uma recuperação satisfatória, sem complicações.

Continue a leitura e saiba o que fazer depois de uma cirurgia e por que seguir essa recomendação.

Respeite as orientações do médico

Todo tipo de cirurgia requer cuidados específicos, além dos cuidados básicos a serem seguidos. Além disso, cada pessoa possui características que podem influenciar na recuperação, exigindo atenção especial. Ou seja, só o seu médico poderá dizer o que é melhor para o seu caso. Siga as recomendações dele, sempre.

Use malhas de compressão

Elas são fundamentais, principalmente nos casos de recuperação de abdominoplastia e lipoaspiração. Isso porque possuem uma tecnologia de compressão que ajuda a reduzir inchaços e a evitar dores.

Elas agilizam o processo de recuperação e contribuem para a otimização do contorno da área operada. O mesmo pode ser dito dos sutiãs especiais usados após a colocação de próteses de silicone nos seios.

Faça repouso

Carregar peso ou fazer movimentos bruscos podem provocar a abertura de pontos ou forçarem uma cicatriz ainda frágil. Portanto, é essencial realizar repouso adequado. O período varia de um procedimento para outro, mas gira em torno de um mês. Isso não significa não voltar à rotina, apenas evitar esforços excessivos.

Evite beber ou fumar

O fumo e o álcool comprometem a imunidade e o funcionamento do organismo, o que pode prejudicar bastante a recuperação pós-cirúrgica.

Eles também podem reagir com os medicamentos, provocando reações adversas e graves complicações. O melhor é não consumir nenhuma quantidade ou evitá-los ao máximo.

Mantenha uma alimentação saudável

Essa dica é importante para qualquer pessoa. Basta ver o quanto um paciente fica fragilizado após um procedimento cirúrgico para entender como ela é fundamental.

O corpo precisa de boa quantidade de vitaminas e sais minerais para equilibrar o metabolismo e aumentar a imunidade contra infecções. Também é importante consumir proteínas e carboidratos, que restauram a estrutura muscular e fornecem energia.

Use os medicamentos prescritos

Com a mesma premissa de obedecer as recomendações médicas, o uso correto dos medicamentos prescritos deve ser realizado.

Não se pode achar que já está recuperado e interromper o tratamento, pois as consequências podem ser graves. Por exemplo, parar de tomar um antibiótico ou corticoide compromete o sistema imunológico.

Ou seja, para que o resultado da cirurgia seja o esperado e sem complicações deve-se seguir todos os cuidados pós-operatórios e as recomendações médicas. Para isso, conte com um profissional especializado e da sua confiança.

As cirurgias plásticas são uma alternativa para quem deseja melhorar a aparência. Mas, antes de optar por uma cirurgia, é preciso se informar. Curta a nossa página no Facebook e saiba mais sobre o assunto.