Tipos de Próteses de Silicone – Perfil, Superfície e Tamanho Ideal

A escolha do perfil das próteses de silicone é muito importante para a satisfação do paciente, pois é ele que determinará o formato das novas mamas

Tipos de Próteses de Silicone – Perfil, Superfície e Tamanho Ideal

Existem vários tipos de próteses de silicone disponíveis, diversos tamanhos , texturas diferentes, formas, perfis e marcas. A escolha da prótese mamaria Ideal é muito importante para obtenção de um resultado final estético adequado para cada paciente.

Perfil da Prótese de Silicone

Baixo: Esse tipo de prótese de silicone possui uma base mais larga e é mais baixa, sendo portanto mais indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente.

Alto: A prótese com esse perfil possui uma base menor e é mais alta, sendo portanto mais indicada quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário.

Anatômico: Essa prótese de silicone têm um perfil “em gota” e é indicada para a paciente que possui as mamas com formas e contornos estéticos e que deseja um aumento proporcional das mesmas. Possui projeção frontal menor que as próteses de silicone de perfil alto.

Tão importante quanto a escolha do tamanho da prótese de silicone é a escolha do tipo de perfil da protese para cada paciente, pois o perfil da protese de mama é que será o responsável pelo formato das novas mamas.

Superfície da Prótese de Silicone

Em uma reação natural do nosso corpo, uma cápsula fibrosa se forma ao redor de corpos estranhos, inclusive implantes de prótese de silicone. A cápsula fibrosa pode endurecer e contrair o implante. Essa reação de contratura, se for muito exagerada, pode deformar o implante mamário de silicone alterando a forma da mama. Essa complicação tem o nome de contratura capsular. Os tipos de superfícies das próteses mamárias de silicone foram sendo alterados à medida em que se tentava uma solução para a contratura capsular. O índice de ocorrência de contratura capsular está relacionado à superfície dos implantes de silicone. Na década de 80 surgiram os implantes de protese de silicone texturizados numa tentativa de imitar o efeito rugoso da espuma de poliuretano. Atualmente , na maioria dos casos se utiliza as próteses de silicone texturizadas.

Tipos de superfícies das próteses de silicone mamarias:

Implante liso: possui o maior índice de contratura capsular (5 a 6%).

Implante texturizado: Possui superfície com micro-rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as próteses de silicone lisas (2 a 3%). São as próteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama.

Implante de poliuretano: Sua superfície é revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses de mama de silicone existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.

O tamanho ideal da prótese de silicone nos seios

É necessário que a paciente tenha uma conversa franca com seu cirurgião, que por sua vez deverá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia. O médico fará uma avaliação do perfil físico, psicológico, da cicatrização e claro a proporcionalidade das formas da paciente. O cirurgião deve sempre respeitar o desejo da paciente, ou seja, a decisão deve vir dela, porém é dever do cirurgião sempre alertar a paciente em relação a possíveis exageros.

O volume das próteses de silicone para implante nos seios é medido em centímetros cúbicos (cc), mililitros (ml). Existe uma grande variação de tamanho entre próteses de mama de silicone, indo desde 60cc até 500cc. Os tamanhos das próteses de silicone geralmente progridem de 30 em 30cc e os mais utilizados estão entre 200cc e 300cc.

Agora que você já sabe sobre a importância na escolha correta das próteses de silicone. Que tal agendar um consulta? Clique aqui para saber mais.


Dicas e Novidades

Saiba tudo sobre cirurgia plástica e estética, beleza, saúde e bem estar.