Por: Dr. Fernando Rodrigues
Passar por uma cirurgia é sempre uma situação que pode gerar preocupação em muitas pessoas e as vezes é muito difícil controlar a ansiedade antes da cirurgia plástica.
A sala de operações, a anestesia e o medo do desconhecido são geralmente as principais causas desse medo.
No entanto, hoje os riscos são mínimos e não há razão para ter medo, por isso, no artigo de hoje, ofereceremos algumas dicas para você ter mais controle sobre a sua ansiedade. Vamos conferir?
4 maneiras de controlar a ansiedade antes da cirurgia plástica
Prevenir a ansiedade pré-cirúrgica pode ajudá-lo a relaxar nos dias anteriores ao procedimento cirúrgico.
Enquanto você não pode “desativar” a ansiedade, aqui estão algumas etapas que você pode tomar para aliviar qualquer medo que você tenha nas semanas antes da sua cirurgia plástica:
1. Converse com seu cirurgião sobre suas preocupações
Se você estiver muito ansioso com a chegada da sua cirurgia plástica, converse com seu cirurgião, pois ele poderá ajudá-lo a lidar com qualquer um de seus medos e ansiedade, discutindo o procedimento e abordando quaisquer preocupações que possa ter.
Dica: discutir sua insegurança oferece a oportunidade de construir um relacionamento de confiança, que é crucial para proporcionar tranquilidade.
2. Evite fumar
Se você é fumante, pode querer recorrer ao cigarro com maior frequência se estiver nervoso, ansioso ou preocupado.
No entanto, fumar não é apenas ruim para sua saúde, como também pode afetar negativamente o processo de cicatrização após a cirurgia. De fato, fumar pode até aumentar seu risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos, infecção, doenças cardiovasculares e má cicatrização.
Uma das recomendações que seu cirurgião irá fazer, é que você pare de fumar pelo menos 4 semanas antes e após o procedimento cirúrgico para reduzir o risco de desenvolver complicações relacionadas ao fumo.
3. Obtenha o descanso e relaxamento certo
A ansiedade pode afetar os padrões de humor e sono. É vital descansar adequadamente e fazer o máximo possível para remover da sua vida todas as situações evitáveis que causam estresse.
Se você estiver perto de pessoas negativas ou propensas a ficar ansiosas, estressadas, controladoras ou exigentes, limite seu tempo com elas antes e depois do procedimento.
Em vez disso, rodeie-se de pessoas encorajadoras, sábias e reconfortantes. Separe um tempo para alguns excelentes redutores de estresse: amor e sono.
Exercícios de respiração e relaxamento proporcionam benefícios bem-vindos para aqueles cujas mentes correm ou acham difícil relaxar e abraçar a paz.
4. Prepare seu corpo para a cirurgia plástica
Seu cirurgião provavelmente forneceu uma lista de verificação antes da cirurgia, com o que fazer para se preparar para a cirurgia. Isso significa cuidar de si mesmo. Algumas ações que podem ajudá-lo a estar saudável antes do procedimento são:
- receber refeições saudáveis;
- descansar bastante;
- exercitar-se;
Portanto, ao fazer o possível para limitar seu risco cirúrgico, mais confiante você se sentirá no processo, não é mesmo?
Conclusão
Se você estiver ansioso com o procedimento de cirurgia plástica, preste atenção às recomendações acima mencionadas.
Lembre-se de que você tem muitos recursos à sua disposição. Isso inclui seu cirurgião plástico comprometido em fornecer os melhores resultados possíveis.
Além disso, entre em contato com amigos e companheiros de confiança que podem se associar a você para fornecer apoio e aconselhamento emocional necessários.
Não basta apenas tomar uma “pílula para relaxar”. Não deixar ser controlado pela ansiedade é ser informado e estar preparado com confiança para “um novo você”.
Ah! Convidamos você a ler esse artigo, ele também será muito útil para você se preparar, onde falamos sobre as principais perguntas a serem feitas aos cirugião plástico, antes de um procedimento de lipoaspiração.