O sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da operação, ele está relacionado também aos cuidados antes e depois dos procedimentos.
Por isso, confira a seguir nossas dicas pré e pós-operatório e veja o que é necessário fazer para evitar complicações e garantir o resultado cirúrgico desejado.
Manter uma alimentação saudável evita o risco de anemia e da falta de vitaminas que possam atrapalhar a cicatrização. Sendo assim, não deixe de comer fontes de ferro, como carnes e verduras escuras.
Mas os benefícios da alimentação só terão efeito se o cardápio for alterado meses antes de o procedimento.
O paciente fumante deve abandonar o vício pelo menos 30 dias antes da cirurgia, isso porque a nicotina, presente no cigarro, piora a circulação aumentando o risco de morte dos tecidos por falta de oxigênio, assim como dificuldade na cicatrização.
O cigarro também está associado à possibilidade de trombose venosa e de embolia pulmonar.
Qualquer medicamento a base do ácido acetilsalicílico – o mais famoso é a aspirina – vai prejudicar a circulação aumentando o risco de hematomas.
Os vasodilatadores são outros tipos de medicamentos que precisam de atenção, pois eles aumentam o sangramento.
Remédios para reposição hormonal ou anticoncepcionais também estão ligados ao risco de trombose que acontece quando o sangue coagula dentro das veias.
Manter o hábito de hidratar a pele, ao menos duas vezes ao dia, vai melhorar a elasticidade e evitar o aparecimento de estrias.
Espere pelo menos mais 30 dias se ainda decidir voltar ao hábito de fumar.
Isso porque o risco de necrose e trombose são maiores nos primeiros 14 dias e a cicatrização precisa de oxigênio.
Evite o uso de anticoncepcional por até 14 dias depois da cirurgia e o uso de anticoagulantes em até 21 dias.
Como em até 21 dias ainda existe o risco de sangramento, o calor gerado por um ambiente pode aumentar o risco de sangramento.
Essa dica também vale na hora do banho que deve ser morno e rápido.
A prática de qualquer atividade física só está liberada – se for leve – após 45 dias da cirurgia, assim como a exposição solar.
O sol, antes disso vai aumentar o inchaço, deixar manchas na pele, caso o local esteja ainda arroxeado ou amarelado, além de facilitar o sangramento.
Mesmo que não sinta dor e esteja disposto não deixe de ter os cuidados indicados pelo cirurgião que inclui a drenagem linfática ou o uso de malhas compressivas.
Os resultados da sua cirurgia plástica estão totalmente ligados aos cuidados antes e depois.
Guarde e compartilhe em suas redes sociais essas dicas Pré e Pós-Operatório para ajudar outras pessoas.
Uma nova abordagem no cuidado com a pele Com o passar do tempo, a pele tende a perder hidratação, elasticidade…
Escolher um cirurgião plástico é uma decisão que exige cuidado e atenção aos detalhes. Para garantir que o profissional seja…
A criolipólise tem sido amplamente promovida como um tratamento revolucionário para a eliminação de gordura localizada sem necessidade de cirurgia.…
Descubra os sinais que indicam o momento ideal para considerar o preenchimento facial e como esse procedimento pode transformar sua…
Descubra por que a rinoplastia é mais do que estética, ajudando mulheres a equilibrar autoestima e saúde.
A ginecomastia é uma condição que causa o aumento do tecido mamário em homens, geralmente devido a desequilíbrios hormonais. Comum…