Rinoplastia: como é feita. Separarmos para você um conteúdo passo a passo para compreender as etapas do procedimento e como é feita a recuperação.
Em rinoplastia: como é feita, elaboramos um passo a passo para você compreender as etapas do procedimento e como é feito a recuperação.
A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que pode acabar com a insegurança, o incômodo e a baixa autoestima de muitas pessoas.
Por isso a plástica do nariz, é um dos procedimentos capazes de fazer a tão sonhada transformação.
É possível mexer na largura do nariz, aumentar, diminuir e até tirar o excesso, tudo isso, para conseguir uma face mais harmônica.
Porém, como em qualquer outra cirurgia, os bons resultados dependem não só da eficiência do profissional envolvido, mas, também, dos cuidados tomados pelo paciente. Confira abaixo!
O primeiro passo é marcar uma consulta com um cirurgião plástico experiente neste tipo de procedimento.
O especialista fará uma avaliação para confirmar a necessidade da intervenção cirúrgica e se a sua vontade condiz com a simetria do seu rosto. Isso porque o resultado deverá ter o aspecto mais natural possível.
Após a decisão de seguir com a cirurgia, é hora de conhecer as etapas do procedimento.
Existem algumas etapas específicas que geralmente acompanham o procedimento de rinoplastia:
Quando a cirurgia começar, você receberá um anestésico local ou geral.
Hoje em dia, existe uma maior tendência em realizar uma rinoplastia sob anestesia geral, pela comodidade e segurança, tanto do paciente, quanto do cirurgião.
A duração varia de 1 a 3 horas, a depender do objetivo e da técnica adotada (aumento, redução, reconstrutiva, funcional e secundária).
Existem dois tipos de incisões:
Saiba mais sobre as diferenças aqui: Rinoplastia fechada x aberta: quais as principais diferenças?
Esta fase da cirurgia se concentra em obter a forma e o formato desejado do nariz do paciente.
Então, nos casos em que o nariz diminui de tamanho, o cirurgião pode retirar parte da cartilagem extra ou até mesmo, tecido ósseo.
Se o centro nasal estiver torto, o cirurgião poderá ‘endireitá-lo’ e até diminuir as protuberâncias dentro do nariz para que você possa respirar mais facilmente.
Depois que o especialista terminar de esculpir e remodelar o nariz, ele puxará o tecido restante (e a pele) por meio de redesenho e depois fechará a incisão.
Terminada a cirurgia, você será levado para uma Sala de Recuperação pós-anestésica, na qual permanece até estar totalmente acordado e sem dor.
O tempo médio de recuperação da rinoplastia é de um ano (podendo variar de paciente para paciente).
Isso pode parecer muito tempo, mas se torna muito mais gerenciável quando é dividido em uma linha do tempo, por exemplo:
1 semana: a tala pode ser removida do nariz e você pode sair de casa sem mostrar sinais visíveis de cirurgia — a menos que haja hematomas ao redor dos olhos.
2 Semanas: a maioria do inchaço facial diminui e a maior parte dos hematomas serão resolvidos.
3 a 4 Semanas: você pode retornar com segurança às atividades cardiovasculares, como corrida, natação e ciclismo.
6 semanas: os ossos são estáveis, você pode retomar os treinos de resistência (levantamento de peso), usar óculos e assoar o nariz.
3 a 6 meses: a dormência e sensações anormais no nariz e na pele nasal também foram resolvidas.
1 ano: o processo de cicatrização está completo — o inchaço diminuiu completamente e a nova forma do nariz está totalmente refinada.
Na verdade, existem algumas coisas que você pode fazer para que a recuperação da cirurgia de rinoplastia ocorra com mais tranquilidade. Por exemplo:
Como você pode ver, a rinoplastia é uma cirurgia simples que, se bem feita, não deixa cicatrizes expostas e ainda pode melhorar sua autoestima.
Através dessa técnica cirúrgica é possível realizar o sonho de ter um nariz com contornos e formas mais harmoniosos, tornando o rosto mais proporcional e melhorando sua aparência.
No entanto, você deve ter expetativas realistas quando tomar a decisão de se submeter a esta cirurgia.
Por isso, se você está considerando fazer uma rinoplastia, procure se informar ao máximo, buscando sempre fontes confiáveis para esclarecer sobre o que saber antes de fazer a cirurgia.
E lembre-se: a realização de qualquer tipo de procedimento cirúrgico deve ser feita por um cirurgião plástico certificado pela SBCP.
Esperamos que você tenha gostado do saber masis sobre como é feita a plástica no nariz no artigo de hoje.
Quer saber mais sobre a cirurgia de rinoplastia? Venha conhecer a nossa clínica! Ligue agora e marque sua consulta: 31 3972 1718 ou 98330 2372
Cirurgia plástica no inverno: descubra por que o frio reduz inchaço, facilita o uso de cintas e protege cicatrizes, garantindo…
Escolher o cirurgião plástico certo exige critérios: CRM, SBCP, estrutura hospitalar e atenção na consulta. Saiba como tomar essa decisão…
Conheça as indicações terapêuticas da toxina botulínica além da estética, como no tratamento da enxaqueca, bruxismo, hiperidrose e distúrbios neurológicos.
Saiba quanto tempo dura o Botox em diferentes tipos de rugas e descubra como prolongar os resultados com cuidados específicos.…
O Desafio da Gordura nos Flancos A gordura localizada nos flancos, popularmente conhecida como "pneuzinhos", é uma das queixas estéticas…
Realizar mais de um procedimento cirúrgico no mesmo momento é uma possibilidade que atrai muitas mulheres — especialmente aquelas com…