fbpx

Rinoplastia: como é feita e como é a recuperação

por Dr. Fernando Rodrigues |  13 de julho de 2020
Rinoplastia: como é feita e como é a recuperação

A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que pode acabar com a insegurança, o incômodo e a baixa autoestima de muitas pessoas. A cirurgia permite fazer a tão sonhada transformação. É possível mexer na largura do nariz, aumentar, diminuir e até tirar o excesso, tudo isso, para conseguir uma face mais harmônica. 

Porém, como em qualquer outra cirurgia, os bons resultados dependem não só da eficiência do profissional envolvido, mas, também, dos cuidados tomados pelo paciente. No artigo de hoje, elaboramos um passo a passo para você compreender as etapas do procedimento e como é feito a recuperação. Confira!

Se você está considerando fazer uma rinoplastia!

O primeiro passo é marcar uma consulta com um cirurgião plástico experiente neste tipo de procedimento. 

O especialista fará uma avaliação para confirmar a necessidade da intervenção cirúrgica e se a sua vontade condiz com a simetria do seu rosto. Isso porque o resultado deverá ter o aspecto mais natural possível. 

Após a decisão de seguir com a cirurgia, é hora de conhecer as etapas do procedimento.

As etapas do procedimento de Rinoplastia

Existem algumas etapas específicas que geralmente acompanham o procedimento de rinoplastia:

Administração de anestésicos

Quando a cirurgia começar, você receberá um anestésico local ou geral. 

Hoje em dia, existe uma maior tendência em realizar uma rinoplastia sob anestesia geral, pela comodidade e segurança, tanto do paciente, quanto do cirurgião.

A duração varia de 1 a 3 horas, a depender do objetivo e da técnica adotada (aumento, redução, reconstrutiva, funcional e secundária). 

Incisões realizadas

Existem dois tipos de incisões:

  • aberta significa que o cirurgião plástico faz uma incisão entre as narinas;
  • fechada é uma incisão feita dentro do nariz e é usada principalmente para fazer pequenos ajustes na forma e na estrutura do nariz.

Saiba mais sobre as diferenças aqui: Rinoplastia fechada x aberta: quais as principais diferenças?

Reajuste e remodelagem

Esta fase da cirurgia se concentra em obter a forma e o formato desejado do nariz do paciente. Nos casos em que o nariz diminui de tamanho, o cirurgião pode retirar parte da cartilagem extra ou até mesmo, tecido ósseo.

Ajustes do septo

Se o centro nasal estiver torto, o cirurgião poderá ‘endireitá-lo’ e até diminuir as protuberâncias dentro do nariz para que você possa respirar mais facilmente.

Selando a incisão

Depois que o especialista terminar de esculpir e remodelar o nariz, ele puxará o tecido restante (e a pele) por meio de redesenho e depois fechará a incisão. Terminada a cirurgia, você será levado para uma Sala de Recuperação pós-anestésica, na qual permanece até estar totalmente acordado e sem dor. 

Powered by Rock Convert

Agora você vai entender sobre a recuperação da rinoplastia

O tempo médio de recuperação da rinoplastia é de um ano (podendo variar de paciente para paciente). 

Isso pode parecer muito tempo, mas se torna muito mais gerenciável quando é dividido em uma linha do tempo, por exemplo: 

1 semana: a tala pode ser removida do nariz e você pode sair de casa sem mostrar sinais visíveis de cirurgia — a menos que haja hematomas ao redor dos olhos.  

2 Semanas: a maioria do inchaço facial diminui e a maior parte dos hematomas serão resolvidos.

3 a 4 Semanas: você pode retornar com segurança às atividades cardiovasculares, como corrida, natação e ciclismo.

6 semanas: os ossos são estáveis, você pode retomar os treinos de resistência (levantamento de peso), usar óculos e assoar o nariz.

3 a 6 meses: a dormência e sensações anormais no nariz e na pele nasal também foram resolvidas.

1 ano: o processo de cicatrização está completo — o inchaço diminuiu completamente e a nova forma do nariz está totalmente refinada.

Existem outras maneiras de acelerar essa recuperação? 

Na verdade, existem algumas coisas que você pode fazer para que a recuperação da cirurgia de rinoplastia ocorra com mais tranquilidade. Por exemplo:

  • manter repouso de acordo a orientação do cirurgião plástico;
  • não utilizar outros medicamentos além dos recomendados;
  • manter uma dieta saudável;
  • evitar assuar ou esfregar o nariz durante o período de recuperação;
  • evitar exercícios vigorosos;
  • a exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente;
  • não fumar
  • seja paciente!

Curtindo seu novo visual!

Como você pode ver, a rinoplastia é uma cirurgia simples que, se bem feita, não deixa cicatrizes expostas e ainda pode melhorar sua autoestima.

Através dessa técnica cirúrgica é possível realizar o sonho de ter um nariz com contornos e formas mais harmoniosos, tornando o rosto mais proporcional e melhorando sua aparência. No entanto, você deve ter expetativas realistas quando tomar a decisão de se submeter a esta cirurgia.

Por isso, se você está considerando fazer uma rinoplastia, procure se informar ao máximo, buscando sempre fontes confiáveis para esclarecer sobre o que saber antes de fazer a cirurgia.

E lembre-se: a realização de qualquer tipo de procedimento cirúrgico deve ser feita por um cirurgião plástico certificado pela SBCP.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo de hoje.

Quer saber mais sobre a cirurgia de rinoplastia? Venha conhecer a nossa clínica! Ligue agora e marque sua consulta: 31 3972 1718 ou 98330 2372


Cirurgia Plástica em BH (Lipoaspiração, Mamoplastia, Silicone, Abdominoplastia, Rinoplastia, Lipo BH) Cirurgia Estética Belo Horizonte Minas Gerais