Selfies Aumentam Procura por Cirurgia Plástica

As Selfies (autorretrato) fazem parte da rotina de muita gente. Não resta dúvida que essa prática que virou mania entre os famosos, é um comportamento sedutor.

Pesquisas realizadas principalmente nos Estados Unidos apresentam como resultado desse costume um aumento de 10% na procura por cirurgia plástica. As mais procuradas são cirurgia de pálpebra, rinoplastia, transplante capilar e a campeã entre as mulheres: a cirurgia facial. Entre os motivos do crescimento da busca por reparações plásticas, pode estar oculta a baixa auto-estima, pois a exposição nas redes sociais é muito forte, levando a pessoa a  julgar sua aparência com rigor excessivo e promover comparações, na maioria das vezes, com padrões equivocados.

No Brasil segundo lugar mundial nesse ranking, a situação não é muito diferente. Muitos médicos têm percebido o desconforto das pessoas com a imagem que projetam nas redes sociais. São homens, mulheres, adolescentes e até crianças que buscam solução para sua insatisfação  na cirurgia plástica.

Não use as Selfies para se Autoavaliar

Especialistas alertam, porém, que as selfies não são a melhor maneira para as pessoas se avaliarem. A pessoa tira uma foto, pensa que está maravilhosa. Quando na rede ninguém curte, aí surge um problema: insatisfação com a própria aparência.

Estão entre as principais queixas: olheiras, flacidez no rosto, rugas, linhas de expressão e imperfeições no nariz.

Geralmente surge a necessidade de mudança. Quando essa necessidade é premente, busca-se a solução na cirurgia plástica. Neste caso só o especialista pode orientar qual o melhor procedimento para a resolução do problema. Muitas vezes a solução não passa obrigatoriamente pela cirurgia.

A imagem das selfies não pode ser encarada como um espelho, pois é imperfeita do ponto de vista técnico, portanto as imperfeições que causam incômodo podem não ser reais, e poderiam ser reparadas apenas com tratamento cosmético, um bom corte de cabelo ou perda de peso.

Gostou de saber mais sobre a mania das selfies e como ela está ligada a autoestima? Quer saber um pouco mais sobre isso? Leia nosso post onde separamos 3 dicas para superar a baixa autoestima.

Dr. Fernando Rodrigues

Fernando Henrique Oliveira Carmo Rodrigues é Cirurgião Plástico em Belo Horizonte. Desde muito jovem teve apreço por artes e pela natureza humana. No início de 1997, aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), localizada em Belo Horizonte – “Beagá”, local de nascimento e na qual se formou como médico, após 6 anos de curso.

Recent Posts

Mitos e verdades sobre toxina botulínica

Mitos sobre Botox: descubra o que é verdade sobre a toxina botulínica, seus riscos, benefícios e aplicações estéticas e médicas.

4 dias ago

Cirurgia Plástica no Inverno — Verdades e Vantagens

Cirurgia plástica no inverno: descubra por que o frio reduz inchaço, facilita o uso de cintas e protege cicatrizes, garantindo…

2 semanas ago

Você já decidiu fazer uma cirurgia plástica? Veja como escolher o cirurgião certo

Escolher o cirurgião plástico certo exige critérios: CRM, SBCP, estrutura hospitalar e atenção na consulta. Saiba como tomar essa decisão…

3 semanas ago

Toxina botulínica: indicações terapêuticas além da estética

Conheça as indicações terapêuticas da toxina botulínica além da estética, como no tratamento da enxaqueca, bruxismo, hiperidrose e distúrbios neurológicos.

3 semanas ago

Quanto tempo dura o efeito do Botox? Guia por tipo de ruga

Saiba quanto tempo dura o Botox em diferentes tipos de rugas e descubra como prolongar os resultados com cuidados específicos.…

1 mês ago

Gordura nos Flancos: Entenda as Causas e as Soluções Estéticas da Flancoplastia

O Desafio da Gordura nos Flancos A gordura localizada nos flancos, popularmente conhecida como "pneuzinhos", é uma das queixas estéticas…

1 mês ago