fbpx

5 Informações que você precisa saber sobre a Cirurgia Plástica

4 de janeiro de 2021

5 Informações que você precisa saber sobre a Cirurgia Plástica
Por: Dr. Fernando Rodrigues

Informações sobre a cirurgia plástica são necessárias quando temos a intenção de realizar um procedimento.

Já que ela provavelmente vai mudar nossa aparência física, assim como alterar nossa autoestima e estado emocional, além de alvoroçar nossas relações sociais.

Por isso, apresentamos aqui, algumas informações que poderão esclarecer suas dúvidas sobre as cirurgias plásticas.

1. Existe uma idade mínima para se submeter a uma cirurgia plástica? E a máxima?

O tópico idade está sempre relacionado com o tipo de cirurgia a ser realizada. Veja alguns exemplos abaixo:

Otoplastia (plástica das orelhas): pode ser realizada a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

Rinoplastia (plástica nasal): a partir dos 15 anos e no caso das meninas também temos que levar em consideração a espera de 2 anos após a primeira menstruação.

Lipoaspiração, redução mamária, mastopexia e prótese de mama: a partir dos 18 anos.

Ritidoplastia (plástica facial): a partir dos 40 anos, desde que tenha indicação.

Quanto à idade máxima, não há nenhum consenso sobre esse assunto. O que vale é a correta indicação e o bom senso do cirurgião para, acima de tudo, preservar a segurança do paciente.

2. Depois de quanto tempo a paciente poderá voltar as suas atividades normais?

O retorno às atividades é assunto que depende do tipo de cirurgia realizada. Citamos algumas e o tempo recomendado a cada uma delas.

Rinoplastia: Evitar trabalhar, estudar e fazer esforços por 15 dias após a cirurgia.

Mamoplastia: Evitar fazer muitos movimentos com os braços, como dirigir ou fazer exercício intenso, durante 20 dias.

Abdominoplastia: A recuperação total da cirurgia demora em média 2 meses.

3. Existe um tempo na vida em que o corpo está “ideal” para procedimentos cirúrgicos. Quando a recuperação do organismo é melhor?

O melhor tempo é aquele em que o paciente deseja realizar a cirurgia com o máximo de certeza e segurança. Por isso, a boa saúde e peso ideal são requisitos importantes para o bom resultado da intervenção.

4. E sobre a anestesia? Qual a indicada?

O tipo de anestesia vai ser de acordo com a cirurgia a ser feita. Poderá ser utilizada: anestesia local (associada ou não com sedação), bloqueio raquimedular ou peridural ou ainda, anestesia geral.

5. Devemos tomar algum cuidado nos anos seguintes à cirurgia plástica? Será necessário retornar algumas vezes ao cirurgião plástico para revisões?

As visitas ao consultório do cirurgião plástico no pós-operatório são de extrema importância. O acompanhamento da cicatriz e a manutenção do resultado devem ser feitos por um longo período de tempo (de seis meses a dois anos). Para os pacientes portadores de próteses, é ideal a realização anual de ultrassom de controle.

As cirurgias plásticas são intervenções como qualquer outra operação médica. Então, você preciasa escolher um cirurgião qualificado, fazer todos os exames clínicos e laboratoriais. A cirurgia deve ser feita em clínica ou hospital equipado para atender todo o processo com segurança.

No pós-operatório, você deve seguir todas as instruções do médico, quanto a repouso, alimentação, exercícios físicos, para que seja alcançado o objetivo almejado.

E aí, gostou de nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!