5 Informações que você precisa saber sobre a Cirurgia Plástica

Quando temos a intenção de realizar uma cirurgia plástica é necessário que tenhamos algumas informações sobre esse procedimento que provavelmente vai mudar nossa aparência física, assim como alterar nossa...

5 Informações que você precisa saber sobre a Cirurgia Plástica

Quando temos a intenção de realizar uma cirurgia plástica é necessário que tenhamos algumas informações sobre esse procedimento que provavelmente vai mudar nossa aparência física, assim como alterar nossa autoestima e estado emocional, além de alvoroçar nossas relações sociais.

Aqui apresentamos algumas informações que poderão esclarecer suas dúvidas sobre as cirurgias plásticas.

1. Existe uma idade mínima para se submeter a uma cirurgia plástica? E a máxima?

O tópico idade está sempre relacionado com o tipo de cirurgia a ser realizada. Veja alguns exemplos:

Otoplastia (plástica das orelhas): pode ser realizada a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

Rinoplastia (plástica nasal): a partir dos 15 anos e no caso das meninas também temos que levar em consideração a espera de 2 anos após a primeira menstruação.

Lipoaspiração, redução mamária, mastopexia e prótese de mama: a partir dos 18 anos.

Ritidoplastia (plástica facial): a partir dos 40 anos, desde que tenha indicação.

Quanto à idade máxima, não há nenhum consenso sobre esse assunto. O que vale é a correta indicação e o bom senso do cirurgião para, acima de tudo, preservar a segurança do paciente.

2. Depois de quanto tempo a paciente poderá voltar as suas atividades normais?

O retorno às atividades é assunto que depende do tipo de cirurgia realizada.

Rinoplastia: Evitar trabalhar, estudar e fazer esforços por 15 dias após a cirurgia.

Mamoplastia: Evitar fazer muitos movimentos com os braços, como dirigir ou fazer exercício intenso, durante 20 dias.

Abdominoplastia: A recuperação total da cirurgia demora em média 2 meses.

3. Existe um tempo na vida em que o corpo está “ideal” para procedimentos cirúrgicos. Quando a recuperação do organismo é melhor?

O melhor tempo é aquele em que o paciente deseja realizar a cirurgia com o máximo de certeza e segurança. A boa saúde e peso ideal são requisitos importantes para o bom resultado da intervenção.

4. E sobre a anestesia? Qual a indicada?

O tipo de anestesia vai ser de acordo com a cirurgia a ser feita. Poderá ser utilizada: anestesia local (associada ou não com sedação), bloqueio raquimedular ou peridural ou ainda, anestesia geral.

5. Devemos tomar algum cuidado nos anos seguintes à cirurgia plástica? Será necessário retornar algumas vezes ao cirurgião plástico para revisões?

As visitas ao consultório do cirurgião plástico no pós-operatório são de extrema importância. O acompanhamento da cicatriz e a manutenção do resultado devem ser feitos por um longo período de tempo (de seis meses a dois anos). Para os pacientes portadores de próteses, é ideal a realização anual de ultrassom de controle. As cirurgias plásticas são intervenções como qualquer outra operação médica.

Há que se escolher um cirurgião qualificado, fazer todos os exames clínicos e laboratoriais. A cirurgia deve ser feita em clínica ou hospital equipado para atender todo o processo com segurança.

No pós-operatório, seguir todas as instruções do médico, quanto a repouso, alimentação, exercícios físicos, para que seja alcançado o objetivo almejado.

Gostou de nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!


Dicas e Novidades

Saiba tudo sobre cirurgia plástica e estética, beleza, saúde e bem estar.