50 anos do Silicone: Implantes melhoram harmonia estética e autoestima
12 de janeiro de 2018
No Brasil os implantes de silicone já são velhos aliados na busca pelo corpo ideal, equilibrado. Há mais de 50 anos as próteses mamárias possibilitam a harmonia estética aliada a uma boa dose de autoestima.
Buscando esse equilíbrio entre o corpo e a mente, a ciência e a medicina, observando a crescente popularização das próteses de silicone, debruçaram-se no desenvolvimento de produtos de qualidade e técnicas precisas de cirurgia que permitem um resultado harmonioso. Hoje, com as técnicas aperfeiçoadas e com o procedimento correto para cada caso, as próteses proporcionam um resultado mais natural e eliminam, aos poucos, o tabu da artificialidade.
O silicone é um material inerte utilizado em medicina desde 1940. Ele pode ser produzido em forma sólida, líquida ou gel.
Mas foi só a partir de 1961 que surgiram nos Estados Unidos as primeiras próteses de silicone, na forma de um gel envolto por uma cápsula de elastômero rígida, que evitaria o vazamento do produto. A partir dessa inovação que trouxe segurança para o procedimento, o uso das próteses de silicone ganhou muita popularidade, se tornando na década de 80 o sonho de consumo de muitas mulheres americanas.
Nos últimos anos, a segurança das próteses só vem aumentando com a melhoria da matéria-prima e das tecnologias para fabricação do silicone. O maior avanço foi a criação de um gel de alta coesividade envolto por múltiplas camadas de elastômero com texturização.
Por se tratar de um dispositivo de alta tecnologia é importante escolher bem o fabricante das próteses, assegurando que todo o processo é feito seguindo rigorosos padrões de qualidade.
No Brasil, após a descoberta do uso de silicone industrial nas próteses da marca PIP e Rofil em 2011, houve a criação de uma nova legislação para proteção das pacientes. Além das próteses serem aprovadas pela ANVISA os implantes e seus processos de fabricação devem ser avaliados pelo INMETRO periodicamente. Antes de submeter-se a operação para implante de próteses de silicone, certifique-se qual a marca de implante será utilizada e se a mesma possui todas as aprovações necessárias.
Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, perdendo somente para os Estados Unidos, e é considerado o número um em relação ao aperfeiçoamento de novas técnicas e à qualificação dos cirurgiões.
Com o aumento da demanda, cresceu também o número de profissionais que estão se especializando nessa área. É interessante observar que esses profissionais vêm alcançando, cada vez mais sucesso e reconhecimento fora do país, nunca vistos em outras áreas da medicina.
Dessa forma, podemos afirmar que o Brasil se tornou referência mundial em cirurgia plástica por possuir uma enorme equipe com nomes sempre presentes em congressos internacionais. Três fatores foram responsáveis por esse reconhecimento: a qualidade dos médicos brasileiros, a grande preocupação que o brasileiro tem com o corpo, com a vaidade e, por fim, a questão do acesso.
Os procedimentos possuem valores razoáveis, assim é possível que mais pessoas façam a tão sonhada cirurgia plástica. E ainda podemos contar com a presença de profissionais especializados no Brasil inteiro.
Esse mês, a Revista Encontro fez uma matéria, mostrando como o implante de silicone se tornou um forte aliado da autoestima em várias situações diferentes.