Implante de Silicone: Indicações e Cuidados

A mulher que deseja corrigir ou mudar o tamanho e a forma dos seios, com o uso do implante de silicone, precisa conhecer bastante sobre o assunto porque existem...

Implante de Silicone: Indicações e Cuidados

A mulher que deseja corrigir ou mudar o tamanho e a forma dos seios, com o uso do implante de silicone, precisa conhecer bastante sobre o assunto porque existem prós e contras e cada uma pode reagir de formas diferentes. A cirurgia de implante de silicone, além de aprimorar o formato das mamas e o contorno corporal, ainda melhora a autoestima das pacientes.

No Brasil, o sonho de colocar uma prótese de silicone já é uma realidade. A ampla divulgação da cirurgia e a facilidade para pagamento abriram acessibilidade ao procedimento para um grande número de mulheres. Hoje, depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país no qual mais se realizam cirurgias desse tipo, com cerca de 30 mil casos por ano.

Os cuidados e preparação para essa cirurgia são os mesmos como para outros procedimentos similares. No entanto, a primeira providência a ser tomada, seria a consulta com um mastologista para a completa avaliação das mamas. Este profissional solicitará uma mamografia e /ou um ultrassom mamário. Não existindo nenhuma alteração, a paciente poderá ser submetida à cirurgia.

A partir daí, o cirurgião plástico escolhido, vai orientar a paciente e ajudá-la a escolher o tamanho e o formato da prótese. Os tipos mais comuns são os redondos e os que têm forma de gota.

Além das complicações que podem ocorrer na cirurgia, a ruptura ou a rejeição da prótese pelo organismo também são possíveis.

Ficar atenta à qualidade e à validade das próteses é muito importante. Também é essencial visitar o médico responsável pela cirurgia uma vez por ano.

Implante de Silicone: Indicações

  • Aumento do tamanho das mamas;
  • Comprometimento da firmeza e sustentação das mamas;
  • Assimetria entre as mamas.

Não existem restrições quanto à idade, mas o desenvolvimento das mamas deve estar completo. Entenda perfeitamente as razões pela procura da cirurgia. Tenha segurança na decisão, pois os resultados comprometem a forma do corpo e as transformações podem ser irreversíveis. Tenha expectativas realistas quanto ao resultado, pois nem sempre se atinge a perfeição apesar da melhoria da aparência. Além disso, existem algumas possíveis contraindicações, como histórico familiar direto de câncer de mama e doenças imunológicas.

Escolher corretamente o tamanho e a forma da prótese de acordo com medidas do tórax é muito importante. O Material de que é feito a prótese de silicone pode interferir nos resultados da cirurgia, por isso verifique junto ao cirurgião, o prazo de validade e o registro do produto na Anvisa.

A anestesia pode ser geral, local com sedação. Se a escolha for por anestesia local e não houver complicações no pós-operatório, é possível voltar para casa no mesmo dia. O recomendado é que a paciente fique pelo menos seis horas em observação depois da cirurgia. A cirurgia deve ser feita em hospital que esteja apto para suportar cirurgias de médio porte.

Cuidados Pós-Cirurgia

  • Posições indicadas para dormir;
  • Uso de sutiã; cuidados com o banho;
  • Movimentos com os braços;
  • Tempo de retorno ao trabalho;
  • Prática de exercícios físicos.
  • Verificar todos esses itens com o médico.

Ainda tem dúvidas sobre o implante de silicone? Quer compartilhar alguma experiência? Conte-nos nos comentários.


Dicas e Novidades

Saiba tudo sobre cirurgia plástica e estética, beleza, saúde e bem estar.