Por: Dr. Fernando Rodrigues
A beleza é uma busca incessante desde sempre, e trata-se de um tema universal. Para as flores, a beleza garante maior chance de polinização e assim significa sobrevivência. No mundo animal a beleza está relacionada à busca de um parceiro. Com homens e mulheres isso não é diferente, mas estar bonito representa também, para nós, se sentir bem.
A diversidade da beleza
O significado de beleza parece não encontrar unanimidade, graças a diversidade da beleza e aos padrões de beleza ao longo da história. As definições geralmente referem-se à proporção de formas, harmonização e perfeição. Ao longo dos anos a beleza passou por vários tipos físicos: proporções matemáticas, corpos roliços, músculos salientes, magreza excessiva. Apesar desses padrões variantes, não resta duvidas de que a beleza é uma definição da sociedade.
Por ser um conceito tão subjetivo a busca pela beleza torna-se um objetivo inalcançável, já que está sempre sujeito a alterações. É nesse sentido que entra o papel do cirurgião, na condição de profissional capacitado, ele consegue adequar os anseios de cada paciente à realidade de uma forma natural.
Frente à tantas exigências midiáticas, as pessoas muitas vezes tem pretensões com as cirurgias sem considerar certas limitações. O cirurgião irá lhe trazer um conforto social, garantindo bem estar e autoestima, mas sem negligenciar a individualidade e a diversidade.
A beleza não é única e por isso aqueles que buscam melhoras estéticas não devem seguir cegamente os padrões impostos. A cirurgia plástica lida com a diversidade da beleza valorizando as diferenças de cada um da melhor forma possível.
Para saber mais sobre como as cirurgias estéticas podem ajudar a valorizar sua beleza, siga nosso perfil no facebook.