Indicação e Contraindicação da Cirurgia Plástica

A indicação da cirurgia plástica é influenciada muitas vezes por padrões de beleza impostos pela sociedade mas cabe ao cirurgião plástico julgar e prevenir os riscos

Indicação e Contraindicação da Cirurgia Plástica

Tanto a cirurgia plástica estética quanto a reparadora visam reconstituir partes do corpo humano e, consequentemente, reestabelecer desde a função de um membro até a autoestima do indivíduo. Tendo em vista que qualquer procedimento cirúrgico é uma agressão ao corpo, a cirurgia plástica estética, cujo objetivo é a melhora da aparência, merece especial atenção já que, normalmente, é realizada em pacientes que gozam de boa saúde.

Sua indicação acaba sendo influenciada pelo desejo do paciente, muitas vezes moldado em padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia. Além disso, impressões subjetivas do paciente e do próprio cirurgião interferem nesse processo. Dessa forma, é sempre importante que o paciente procure um cirurgião plástico que possua uma boa formação. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica preza por cirurgiões bem formados, os quais só se tornam membros dessa sociedade mediante avaliação criteriosa. O cirurgião plástico que trata a cirurgia plástica como mercadoria, poderá ser cobrado pelo código de defesa do consumidor.

Cabe ao cirurgião plástico julgar, dosar e prevenir os riscos da cirurgia que o paciente deseja se submeter. Indicar ou contraindicar uma cirurgia plástica estética não é simples. As medidas de segurança adotadas e cada escolha acordada entre o cirurgião e o paciente influenciarão no resultado obtido.

Para toda e qualquer cirurgia é necessária a avaliação de todos os exames: cardiológicos, laboratoriais e pareceres médicos para a constatação do perfeito estado de saúde do paciente. Toda alteração deverá ser investigada e corrigida previamente, caso contrário a cirurgia poderá ser contraindicada. O médico sempre deve informar ao paciente de forma clara os benefícios e os riscos de qualquer procedimento. Bem antes da realização do procedimento, as orientações pós-operatórias sempre devem ser faladas e entregues por escrito ao paciente para que o mesmo absorva adequadamente as informações e tenha tempo de esclarecer todas as suas dúvidas.

Toda cirurgia plástica deve ser executada por uma equipe médica qualificada, em ambiente hospitalar adequado onde os cuidados e protocolos de assepsia, antissepsia, suporte anestésico e outros sejam devidamente realizados. O local onde será realizada a cirurgia é de fundamental importância. Existem hospitais e clínicas dos mais diversos portes. Quanto maior a estrutura, maior a disponibilidade de recursos, tais como: médicos plantonistas, exames e centro de tratamento intensivo. A presença de um médico anestesista de confiança em tempo integral durante a realização do procedimento cirúrgico é imprescindível. A escolha do melhor tipo de anestesia para cada tipo de procedimento e para cada tipo de paciente também influenciará no sucesso cirúrgico. Com relação à duração da cirurgia, quanto mais longo for o procedimento e quanto mais extensa for a área corporal tratada, maiores serão os riscos de complicações. Muitas vezes, é mais indicado dividir os procedimentos do que realizar tudo de uma só vez.

Diabetes, lúpus, uso de determinados medicamentos, gravidez, período pós-parto, transtornos psicológicos tais como depressão e bipolaridade e a faixa etária do paciente são situações que deverão ser cuidadosamente analisadas, caso a caso, pois podem implicar na contraindicação da cirurgia plástica. Outro problema relacionado à contraindicação da cirurgia plástica está na expectativa exagerada do paciente. Muitas vezes, ele espera dela algo bem além de um milagre. A plástica é uma cirurgia e, como tal, tem seus riscos e não deve ser banalizada. No entanto, com a saúde do corpo e da mente em dia, a plástica vale muito a pena. Bem indicada, ela pode levantar a autoestima do paciente. Só não pode ser transformada numa espécie de panacéia geral para os problemas da vida, sobre os quais o bisturi não tem nenhuma responsabilidade.

O que achou desse artigo? Aproveite os comentários para compartilhas suas dúvidas, opiniões e experiências conosco. Participe da conversa!