Rinoplastia: tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento!

O nariz se destaca no rosto, sendo um dos grandes responsáveis pela harmonia facial. Por estar em evidência, possui grande importância estética. Sendo assim, a cirurgia pode ser uma...

Rinoplastia: tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento!

O nariz se destaca no rosto, sendo um dos grandes responsáveis pela harmonia facial. Por estar em evidência, possui grande importância estética.

Sendo assim, a cirurgia pode ser uma boa opção para melhorar a autoestima de quem não está muito satisfeito com a aparência.

Neste texto, vamos tirar suas dúvidas sobre a rinoplastia. Se você tem interesse no assunto, não deixe de conferir. Talvez essa seja a solução que você procura!

Quando e por que optar pela cirurgia?

Um procedimento cirúrgico pode parecer uma solução drástica, mas, no caso do nariz, pode ser que seja a única. Isso porque a rinoplastia corrige não apenas imperfeições, como também resolve alguns problemas respiratórios.

A cirurgia muda o tamanho, a forma e o ângulo do nariz, redesenhando todo o formato. É possível deixá-lo maior, menor, mais arredondado ou empinado. Por ser basicamente composto por cartilagem, é possível fazer diversas alterações.

Além disso, pode-se corrigir problemas que dificultam a respiração, como a obstrução de fluxo, desvio de septo e anomalias nasais. Inclusive, muitas pessoas aproveitam a cirurgia corretiva para fazer um procedimento estético.

Dessa forma, a rinoplastia é indicada para pessoas que tenham dificuldades respiratórias, deformidade causada por alguma lesão traumática ou problemas nasais congênitos. É necessário que já tenham passado completamente pelo crescimento facial (após a puberdade), exceto nos casos de acidentes.

Quais as técnicas e procedimentos disponíveis?

De modo geral, a rinoplastia é um procedimento relativamente simples, que dura em torno de uma a três horas. É preciso ficar internado pelo menos uma noite, com aplicação de anestesia local ou geral.

O cirurgião plástico realiza pequenas incisões no nariz, para moldá-lo de acordo com o formato desejado. Ele faz um rearranjo dos ossos e da cartilagem, podendo ser necessário quebrar ou retirar algumas partes. Depois, é colocado um suporte para sustentação e proteção.

Existe diferença entre a rinoplastia aberta e a fechada. Como os nomes sugerem, na primeira as incisões são feitas do lado de fora e, na segunda, na parte interna das narinas.

A rinoplastia fechada oferece uma recuperação mais rápida, o pós-operatório mais tranquilo e não deixa cicatrizes. No entanto, exige mais habilidade e experiência do cirurgião, uma vez que é uma cirurgia mais delicada. Em alguns poucos casos, pode não ser possível realizar esse procedimento, apenas o aberto.

O que fazer quando o resultado não é o esperado?

A cirurgia no nariz é permanente, ainda que seja possível operar novamente, sobretudo nas situações de lesões e acidentes. Como todo procedimento definitivo, ela pode gerar arrependimentos. Então, o que fazer?

De fato, o resultado só aparecerá depois de seis meses a dois anos após a rinoplastia. Ou seja, antes de não se conformar com a nova aparência, o melhor é esperar. Uma das coisas que você deve ter em mente antes de optar pelo procedimento é que o pós-operatório é demorado, com inchaços durante um bom tempo.

Além disso, ela é eletiva, ou seja, a pessoa escolhe passar pela operação. Então, é preciso ter muita convicção e fazer muitas avaliações para saber o resultado final. Se ele não for o esperado, é bom conversar com o médico para saber se vale a pena fazer um novo procedimento. Nos casos traumáticos, muitas vezes é necessário fazer mais de uma cirurgia.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre rinoplastia, mas lembramos que é fundamental ter o apoio de profissionais altamente especializados, com uma equipe capacitada e um centro de saúde de primeira. Além disso, todos os cuidados pós-operatórios devem ser seguidos à risca para que o resultado seja satisfatório.

Você tem vontade de fazer um procedimento estético? Como acha que a rinoplastia pode mudar o visual e a autoestima das pessoas? Deixe sua opinião nos comentários.