fbpx

Lipoaspiração no abdome: 10 cuidados antes e depois da cirurgia

por Dr. Fernando Rodrigues |  15 de outubro de 2019
Lipoaspiração no abdome: 10 cuidados antes e depois da cirurgia

A lipoaspiração na barriga é um procedimento estético que se torna uma excelente alternativa para a remoção de gordura localizada na região abdominal. Normalmente, os resultados são bastante satisfatórios.

Quer saber mais? Então, veja, agora mesmo, como esse procedimento funciona e quais os 10 principais cuidados exigidos antes e depois da operação. Entenda também por que é tão importante obter informações úteis sobre a lipoaspiração antes de realizá-la e como a escolha do médico influencia os resultados. Acompanhe!

Como é feita a lipoaspiração na barriga?

Antes de realizar a cirurgia, é essencial se informar sobre alguns aspectos que influenciam os resultados do procedimento. É preciso saber, por exemplo, como a lipoaspiração na barriga é realizada. Veja os passos principais:

  • marcação na pele e definição do local em que a gordura será retirada;
  • aplicação da anestesia: normalmente, a anestesia utilizada é peridural, porém, em áreas menores, pode ser local;
  • a gordura é aspirada através de uma cânula conectada a uma mangueira que produz vácuo, promovendo a sucção da gordura localizada.

Esse procedimento estético varia de 1 a 2 horas e é indicada para pessoas com dificuldade de eliminar gordura localizada por meio de exercícios físicos ou dieta. A lipoaspiração pode ser realizada em homens e mulheres. O critério principal é ser avaliado por um bom cirurgião plástico para descobrir se não há risco que impeça a cirurgia.

Quais os 4 cuidados exigidos antes da lipoaspiração na barriga?

A lipoaspiração também exige a realização de exames a serem determinados conforme o estado clínico do paciente. Além disso, há mais alguns cuidados pré-operatórios. Confira:

  1. estar em jejum durante 8 horas; 
  2. quando indicada, aplicar a medicação contra trombose 12 horas antes do procedimento.;
  3. conversar com o médico sobre o uso contínuo de algum medicamento;
  4. estar em boas condições de saúde no dia da cirurgia.

Quais os 6 principais cuidados que se deve ter no pós-operatório?

Após a cirurgia, o local costuma ficar inchado e dolorido. Por isso, é preciso tomar a medicação indicada para reduzir a dor e o desconforto. Mas, além desses, listamos outros cuidados importantes. Confira!

  1. fazer caminhadas leves por 15 minutos na primeira semana após a operação;
  2. usar cinta e meias apropriadas em tempo integral, inclusive para dormir;
  3. higienizar os curativos e secar bem as cicatrizes;
  4. retirar os pontos somente com o médico responsável pela cirurgia; 
  5. evitar dormir sobre o local em que a gordura foi aspirada;
  6. priorizar alimentação leve e saudável.

O que deve ser considerado antes da lipoaspiração na barriga?

Para não criar falsas expectativas e obter resultados positivos, alguns aspectos devem ser considerados antes de se submeter à lipoaspiração na barriga. Primeiro, vale ressaltar que a cirurgia de lipoaspiração não emagrece. O objetivo da cirurgia é a modelação do abdômen e a lapidação da silhueta, nos casos de gordurinhas localizadas.

O procedimento não deverá ser realizado isoladamente em situações de flacidez elevada na região abdominal, como acontece após a gestação, por exemplo. Para remover a flacidez e o excesso de gorduras no pós-parto, o ideal é a combinação das técnicas de lipoaspiração com abdominoplastia.

Por fim, é preciso deixar claro que há um limite de gordura que pode ser removido, e que os resultados  da operação só aparecem, no mínimo, após 6 meses. Vale frisar, ainda, a importância de escolher um cirurgião plástico experiente, pois quando indicada corretamente, a lipoaspiração na barriga traz excelentes resultados.

E você, teria alguma opinião para compartilhar com nossos leitores? O espaço abaixo está exclusivamente reservado para isso!