Por: Dr. Fernando Rodrigues
Fazer lipoaspiração após a gravidez se tornou muito comum, além disso, os avanços na medicina tornaram a lipoaspiração um dos procedimentos mais seguros e também, mais acessível.
Mas, é seguro fazer lipoaspiração após a gravidez?
Embora ter filhos seja uma das experiências mais gratificantes da vida de uma mulher, a gravidez e o parto podem apresentar mudanças significativas no corpo.
Por isso no post de hoje, você vai entender qual o momento ideal e quais são os cuidados necessários que você precisa ter antes de marcar uma cirurgia plástica após a gravidez. Continue a leitura!
Quanto tempo após a gravidez poderei fazer a lipoaspiração?
Não há um período definido para que você possa se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração após a gravidez.
A maioria dos cirurgiões plásticos sugere esperar entre 6 meses a 1 anos após finalizar a amamentação.
No entanto, é recomendável que você reserve um tempo para permitir que seu corpo se recupere e desfrute da maternidade antes de se comprometer com qualquer procedimento de cirurgia estética.
Respeitando essa regra, já é possível ter um corpo mais definido após a gestação, então, você poderá conversar com um cirurgião plástico e saber qual o melhor momento de realizar a sua lipoaspiração.
Outros fatores a considerar
Além do período recomendado, você também deve considerar o seguinte:
- sua condição física;
- seus hábitos alimentares — você precisa comer direito;
- se você recebeu um descanso suficiente após a gravidez;
- sua preparação mental — você está pronto para fazer uma cirurgia;
- sua pesquisa — entenda o máximo possível sobre lipoaspiração para descartar quaisquer suposições falsas.
O último ponto é muito importante. Você também deverá considerar o seu período de convivência intensa com o bebê, e uma lipoaspiração após a gravidez atrapalharia esse momento.
Lipoaspiração após gravidez: perder peso antes de fazer?
A maioria das mulheres consegue perder peso após a gravidez, no entanto, em alguns casos, o peso corporal não retorna ao seu ponto de partida devido ao acúmulo de gordura em áreas localizadas.
E é aqui que a lipoaspiração pode entrar em cena. O objetivo de um procedimento de lipoaspiração após a gravidez é retirar a gordura localizada do corpo, tornando-o mais harmonioso.
Mas lembre-se, você precisa estar o mais próximo possível do seu peso para que as suas expectativas sejam realistas. A lipoaspiração NÃO é um método para perda de peso.
A dica é: reserve um tempo para recuperar e normalizar, tanto física quanto mentalmente, antes de tomar decisões sobre qualquer tipo de cirurgia plástica.
E não deixe de conversar com o seu cirurgião plástico sobre outros fatores, como amamentação e planejamento familiar, que também podem influenciar no tempo.
Planejar com antecedência
É recomendado esperar terminar de ter filhos antes de fazer uma lipoaspiração. Caso contrário, o seu procedimento cirúrgico pode ser afetado de alguma forma.
Você também deve levar em consideração que talvez não consiga levantar o bebê por algum tempo depois de fazer a lipoaspiração.
Por isso, um bom sistema de apoio é essencial ao planejar sua recuperação, pois, você e o seu bebê, precisarão de cuidados durante todo o processo.
Lembre-se que você deve se esforçar para atingir um peso estável antes do seu procedimento; portanto, retome um estilo de vida saudável e ativo para reduzir o excesso de peso que você ganhou durante a gravidez.
Para finalizar, é necessário desconfiar de preços abaixo da média. Busque sempre um profissional reconhecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que tenha referências e estrutura indicada para realização dos procedimentos.