Por: Dr. Fernando Rodrigues
A Rinoplastia estruturada é uma técnica inovadora que surgiu para melhorar a parte funcional do nariz, além de manter os resultados mais duradouros, depois do procedimento cirúrgico.
Esse tipo de cirurgia baseia-se na preservação da naturalidade do rosto, enfatizando características e fortalecendo a estrutura da região nasal. Porém, se trata de um procedimento mais detalhado.
No artigo de hoje, você entenderá como esse procedimento é realizado, bem como as vantagens que apresenta. Continue a leitura para saber mais!
Quais são os objetivos da Rinoplastia estruturada e quando ela deve ser usada?
O principal objetivo da rinoplastia estruturada é separar a pele das estruturas cartilaginosa e óssea, moldá-las assimetricamente, melhorando o sistema respiratório (se aplicável), fortalecendo os pontos de fixação e a estrutura nasal através de enxertos.
No entanto, por apresentar bons resultados, esse procedimento se tornou muito comum e pode acontecer que, mesmo em pacientes com intervenções simples, o cirurgião opte por essa modalidade.
Como é realizada a cirurgia?
Primeiro, o cirurgião terá que realizar um estudo das características faciais do paciente antes de se realizar à cirurgia.
Em pessoas com a pele muita fina, o cirurgião poderá usar a “técnica de camuflagem” para evitar que a pele mostre irregularidades, especialmente no dorso e ponta nasal.
Na técnica, o especialista também pode realizar a interrupção dos ligamentos cartilaginosos para possibilitar a moldagem das estruturas nasais de acordo com o desejo estético do paciente.
A Rinoplastia estruturada pode ser realizada sob sedação associada a anestesia local ou sob anestesia geral.
Quais os benefícios da Rinoplastia estruturada?
O principal benefício de uma Rinoplastia estruturada é o conforto do cirurgião, que pode trabalhar com mais segurança e obter uma experiência mais satisfatória.
O que ocorre é que a estrutura nasal, após a Rinoplastia, é impactada por diferentes forças que podem causar deformações na modelagem realizada pelo cirurgião plástico, como:
- força respiratória (diminuição das vias aéreas);
- fibrose da pele (endurecimento);
- trauma durante o manuseio que pode causar danos nasais.
É precisamente esse conforto durante a intervenção de Rinoplastia estruturada que leva o cirurgião a optar por esse método nos casos mais complicados e até em operações mais simples.
Considerações finais
A cirurgia estética e funcional do nariz é uma das cirurgias mais desafiadoras e sofisticadas da cirurgia plástica, e, os resultados de sucesso muitas vezes estão relacionados à escolha correta de um profissional capacitado nesta área.
Se você tem queixas estéticas nasais e/ou funcionais, e deseja se submeter a uma cirurgia do nariz, você deve procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha uma formação específica e aprofundada em cirurgias estéticas nasais.
Portanto, o sucesso ao final de sua Rinoplastia estruturada está relacionado à escolha correta do cirurgião plástico, uma preparação correta para a cirurgia e por último, do segmento correto dos cuidados no pós-operatório, que devem ser realizados pelo paciente.
Se você gostou deste artigo sobre Rinoplastia estruturada, então continue acompanhando os nossos posts no nosso blog e siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Pinterest!