Bichectomia: Redução das bochechas com cirurgia plástica

por Dr. Fernando Rodrigues |  24 de maio de 2018
Bichectomia: Redução das bochechas com cirurgia plástica

Algumas pessoas se sentem incomodadas com o tamanho das bochechas. O rosto arredondado pode engordar ou causar aparência infantil, afetando a autoestima e a confiança. A solução para isso é a bichectomia, uma cirurgia que vem se popularizando no Brasil no último ano e se tornando objeto de desejo entre as mulheres jovens. É a terceira cirurgia mais procurada no país, só perde para a lipoaspiração e o implante de próteses de silicone.

Essa cirurgia consiste na remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo bucal, que é a estrutura gordurosa presente na face, na região das bochechas. Quando em excesso, essa gordura altera o formato do rosto, deixando-o arredondado.

O procedimento é relativamente simples, são feitos dois cortes de 1 a 3 cm na parte interna da bochecha, sem deixar cicatrizes evidentes, para tracionar a gordura. Essa quantidade de gordura varia de paciente para paciente, seja por genética ou por excesso de peso.

A anestesia do procedimento pode ser local ou geral. O procedimento é rápido, dura cerca de 40 minutos e o pós-operatório é similar ao da extração do dente siso. Recomenda- se manter uma dieta leve, compressas de gelo 3 a 4 vezes por dia, evitar esforço físico e não se expor ao sol por algumas semanas.

Powered by Rock Convert

Existem poucos riscos, assim como as complicações também são remotas, porém, como qualquer cirurgia, alguns problemas podem ocorrer, como por exemplo: sangramento, infecção, lesão do nervo, assimetria, ou mesmo ressecção em excesso.

Depois da Bichectomia

O resultado final é um rosto mais fino e uma aparência mais magra da paciente. Esse procedimento é uma opção mais barata e menos complicada que outros, como por exemplo, a lipoaspiração facial.

Nos Estados Unidos a cirurgia já é conhecida há muito tempo e algumas famosas como Megan Fox e Angelina Jolie são adeptas, conquistando um rosto fino e perfil magro, com maças do rosto super destacas e rosto mais definido.

Para entender melhor esse procedimento, leia mais sobre a cirurgia plástica para redução das bolas de Bichat.