Informações sobre a cirurgia plástica são necessárias quando temos a intenção de realizar um procedimento.
Já que ela provavelmente vai mudar nossa aparência física, assim como alterar nossa autoestima e estado emocional, além de alvoroçar nossas relações sociais.
Por isso, apresentamos aqui, algumas informações que poderão esclarecer suas dúvidas sobre as cirurgias plásticas.
O tópico idade está sempre relacionado com o tipo de cirurgia a ser realizada. Veja alguns exemplos abaixo:
Otoplastia (plástica das orelhas): pode ser realizada a partir dos 5 ou 6 anos de idade.
Rinoplastia (plástica nasal): a partir dos 15 anos e no caso das meninas também temos que levar em consideração a espera de 2 anos após a primeira menstruação.
Lipoaspiração, redução mamária, mastopexia e prótese de mama: a partir dos 18 anos.
Ritidoplastia (plástica facial): a partir dos 40 anos, desde que tenha indicação.
Quanto à idade máxima, não há nenhum consenso sobre esse assunto. O que vale é a correta indicação e o bom senso do cirurgião para, acima de tudo, preservar a segurança do paciente.
O retorno às atividades é assunto que depende do tipo de cirurgia realizada. Citamos algumas e o tempo recomendado a cada uma delas.
Rinoplastia: Evitar trabalhar, estudar e fazer esforços por 15 dias após a cirurgia.
Mamoplastia: Evitar fazer muitos movimentos com os braços, como dirigir ou fazer exercício intenso, durante 20 dias.
Abdominoplastia: A recuperação total da cirurgia demora em média 2 meses.
O melhor tempo é aquele em que o paciente deseja realizar a cirurgia com o máximo de certeza e segurança. Por isso, a boa saúde e peso ideal são requisitos importantes para o bom resultado da intervenção.
O tipo de anestesia vai ser de acordo com a cirurgia a ser feita. Poderá ser utilizada: anestesia local (associada ou não com sedação), bloqueio raquimedular ou peridural ou ainda, anestesia geral.
As visitas ao consultório do cirurgião plástico no pós-operatório são de extrema importância. O acompanhamento da cicatriz e a manutenção do resultado devem ser feitos por um longo período de tempo (de seis meses a dois anos). Para os pacientes portadores de próteses, é ideal a realização anual de ultrassom de controle.
As cirurgias plásticas são intervenções como qualquer outra operação médica. Então, você preciasa escolher um cirurgião qualificado, fazer todos os exames clínicos e laboratoriais. A cirurgia deve ser feita em clínica ou hospital equipado para atender todo o processo com segurança.
No pós-operatório, você deve seguir todas as instruções do médico, quanto a repouso, alimentação, exercícios físicos, para que seja alcançado o objetivo almejado.
E aí, gostou de nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!
Escolher um cirurgião plástico é uma decisão que exige cuidado e atenção aos detalhes. Para garantir que o profissional seja…
A criolipólise tem sido amplamente promovida como um tratamento revolucionário para a eliminação de gordura localizada sem necessidade de cirurgia.…
Descubra os sinais que indicam o momento ideal para considerar o preenchimento facial e como esse procedimento pode transformar sua…
Descubra por que a rinoplastia é mais do que estética, ajudando mulheres a equilibrar autoestima e saúde.
A ginecomastia é uma condição que causa o aumento do tecido mamário em homens, geralmente devido a desequilíbrios hormonais. Comum…
A cirurgia plástica é uma área médica que vai muito além da simples busca pela estética. Combinando arte, ciência e…