5 mitos e verdades sobre o botox que você precisa saber

por Dr. Fernando Rodrigues |  26 de setembro de 2018

Alguns tratamentos estéticos são tão populares por conta dos seus benefícios que já fazem parte da rotina de beleza de muitas pessoas. No entanto, isso não evita que informações incorretas sobre esses procedimentos sejam passadas adiante. Por isso, conhecer os mitos e verdades sobre...

5 mitos e verdades sobre o botox que você precisa saber

Alguns tratamentos estéticos são tão populares por conta dos seus benefícios que já fazem parte da rotina de beleza de muitas pessoas. No entanto, isso não evita que informações incorretas sobre esses procedimentos sejam passadas adiante. Por isso, conhecer os mitos e verdades sobre o botox pode ser muito interessante.

A toxina botulínica é uma substância com aplicações incríveis e, quando utilizada adequadamente por um profissional habilitado, proporciona resultados incríveis para a autoestima e autoconfiança dos pacientes. Confira o conteúdo a seguir e descubra fatos sobre o botox!

Botox não é a mesma coisa que preenchimento

Verdade. Muita gente pensa que o botox é a mesma coisa que preenchimento, mas são procedimentos diferentes. Embora ambos possam ser utilizados para corrigir rugas, a toxina botulínica pode ter aplicações que você nem imagina, com eficácia para corrigir ou amenizar casos de estrabismo ou de distonia muscular, por exemplo.

Já o preenchimento, que geralmente é feito com ácido hialurônico — uma substância presente no organismo, mas que diminui com o passar dos anos — tem o intuito de reduzir a perda de volume em áreas como a bochecha e a região abaixo dos olhos, minimizando o ar de cansaço.

Os efeitos do botox são imediatos

Mito. Nesse caso, temos duas inverdades. Para início de conversa, os melhores resultados da aplicação da toxina botulínica aparecem apenas depois de aproximadamente uma semana da realização do procedimento.

Além disso, os efeitos variam de pessoa para pessoa, mas são válidos por cerca de 6 meses, a depender da resposta individual de cada indivíduo, da técnica e da dosagem utilizada.

A aplicação de botox quase não dói

Verdade. A aplicação da toxina botulínica deve ser muito cuidadosa e, quando realizada por um profissional médico experiente, se torna praticamente indolor. Se compararmos com outros procedimentos estéticos muito comuns no mercado brasileiro, a dor é ainda mais branda e tolerável.

As agulhas são extremamente delicadas e finas, o que permite que não hajam danos intensos na pele. No entanto, é preciso considerar que existem limites variáveis de indivíduo para indivíduo e, quem é muito sensível, pode se valer do benefício de usar um anestésico tópico local.

O botox deixa o paciente sem expressão

Mito. Algumas pessoas repassam essa informação para outras, mas o fato é que o botox não deixa a pessoa inexpressiva. A substância é aplicada diretamente nos músculos responsáveis pela formação da rugas, relaxa controladamente essas estruturas e minimiza os efeitos do tempo.

Nos dias de hoje, os procedimentos são individualizados e consideram as características e as expectativas de cada indivíduo que se submete ao procedimento. Essa mentira se propagou, provavelmente, pelo uso inadequado da toxina botulínica, feito por profissionais pouco experientes que fugiram de um resultado mais natural.

O botox não serve para aumentar os lábios

Verdade. Embora o botox possa ser utilizado com muito sucesso ao redor dos lábios para corrigir o chamado sorriso gengival, quando o intuito for reduzir as linhas e marcas de expressão, essa não é uma substância que tem a finalidade de aumentar o volume nessa área. Para isso, existem outros produtos mais eficazes que a toxina botulínica.

Entre eles estão o ácido hialurônico e até mesmo a própria gordura do corpo do paciente. Uma combinação de um desses tratamentos com o botox, por exemplo, pode trazer excelentes resultados e um efeito mais harmônico.

Esses são apenas alguns mitos e verdades sobre o botox. Como você é possível perceber, essa substância pode ter muitas utilidades e aplicações importantes, especialmente quando aplicada por um profissional médico habilitado e especializado. Entretanto, não é capaz de eliminar totalmente a necessidade uma cirurgia plástica, visto que seus efeitos são temporários e voltados apenas para remodelar alguns pontos do rosto, sem proporcionar o efeito do lifting facial.

E aí, gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também possam desvendar mitos e saber as verdades a respeito do botox!