Conheça o panorama das cirurgias plásticas no Brasil

As cirurgias plásticas no Brasil já alcançaram 1,2 milhão de procedimentos, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Com isso, o País passa a...

Conheça o panorama das cirurgias plásticas no Brasil

As cirurgias plásticas no Brasil já alcançaram 1,2 milhão de procedimentos, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Com isso, o País passa a ocupar a segunda posição no ranking mundial de intervenções cirúrgicas estéticas.

A primeira posição é dos Estados Unidos, com mais de 1 milhão e 400 mil procedimentos realizados ao ano. Já o terceiro colocado não alcança nem a metade dos valores, registrando apenas 461.544 mil (México), seguido da Coreia do Sul com pouco mais de 445 mil, Índia, com números superiores a 420 mil e a Colômbia, com pouco mais de 314 mil.

Para ajudar a elucidar esse quadro, traçamos um panorama das cirurgias plásticas no Brasil. Confira!

As mais procuradas cirurgias plásticas no Brasil

Entre as cirurgias mais procuradas pelos brasileiros estão a lipoaspiração (182 mil), o implante de próteses nos seios (mais de 158 mil) e a abdominiplastia (mais de 131 mil). Além delas, outros procedimentos também muito realizados são a rinoplastia, otoplastia, cirurgia da pálpebra, preenchimento do rosto, redução de mama masculina, aumento de bumbum e a ninfoplastia.

Os números mostram que mais de 12% de todo o mercado de cirurgias plásticas está concentrado no Brasil e que as regiões do corpo humano que mais recebem essas intervenções são a face e mama, em especial pelas mulheres, que sozinhas representam 85,6% do total de plásticas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), além da lipoaspiração, os homens também buscam a colocação de implantes peitorais ou redução das mamas (correção ginecomastia). Este público contribui ainda mais para deixar o Brasil nas primeiras colações do ranking. Aliás, nós já figuramos no primeiro lugar em 2013.

A importância de se buscar um bom profissional

É preciso lembrar que, antes mesmo de decidir pela cirurgia plástica, o primeiro passo deve ser a busca por um médico especialista. Ele será responsável por realizar uma consulta clínica, conhecer as necessidades do paciente e orientá-lo da melhor maneira possível.

Realizar esses procedimentos requer cuidado e segurança na decisão tomada. Por isso, tente não agir por impulso e, se o fizer, seu cirurgião se encarregará de mostrar o panorama completo da cirurgia que você deseja realizar.

O importante é buscar referências do médico, saber em qual área ele se especializou e marcar uma consulta para conhecer melhor seu trabalho. É por meio do diálogo que você conseguirá expor seus medos, anseios e expectativas, entender quais devem ser os
procedimentos realizados antes mesmo da entrada no centro cirúrgico, além de conhecer os riscos durante e após a cirurgia.

Dessa maneira, o cirurgião fará a orientação e conscientização necessária para que esteja apto a realizar a intervenção desejada. Isso inclui a determinação de quais medicamentos fitoterápicos e fármacos podem atrapalhar a cirurgia e o que você deve fazer antes de realizá-la.

Com o profissional capacitado e especializado, você terá etapas pré e pós-cirúrgicas mais tranquilas e assertivas, essencial para o sucesso do procedimento.

Agora que você já conhece o panorama das cirurgias plásticas no Brasil, aproveite para conhecer 5 tipos de cirurgia plástica e entender o que elas podem fazer por você!