Conheça o Panorama das Cirurgias Plásticas no Brasil

por Dr. Fernando Rodrigues |  2 de novembro de 2018

A cirurgia plástica no Brasil já alcançou 1,2 milhão de procedimentos, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Com isso, o país passa a ocupar a segunda posição no ranking mundial de intervenções cirúrgicas estéticas. A primeira posição é...

Conheça o Panorama das Cirurgias Plásticas no Brasil

A cirurgia plástica no Brasil já alcançou 1,2 milhão de procedimentos, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Com isso, o país passa a ocupar a segunda posição no ranking mundial de intervenções cirúrgicas estéticas.

A primeira posição é dos Estados Unidos, com mais de 1 milhão e 400 mil procedimentos realizados por ano. Já o terceiro colocado, o México, não alcança nem a metade dos valores, registrando apenas 461.544, seguido da Coreia do Sul com pouco mais de 445 mil, Índia com números superiores a 420 mil e a Colômbia com pouco mais de 314 mil.

Esses dados demonstram a força que a cirurgia plástica estética possui em nosso país e reforçam a necessidade de qualificação dos profissionais e conhecimento por parte dos pacientes.

Por isso neste texto ajudamos você a entender esse novo panorama. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente!

Quais são as cirurgias plásticas mais realizadas no mundo?

Em todo o mundo, o número de cirurgias plásticas vem crescendo em uma velocidade enorme. Principalmente por causa da melhoria das técnicas e do aumento de opções de procedimentos, mas também pelo maior acesso da população.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, em 2015 foram feitas cerca de 21 milhões de cirurgias estéticas em todo o mundo. Com Estados Unidos e Brasil encabeçando a lista de países que mais realizam procedimentos.

Como já era de se esperar, a cirurgia mais realizada no mundo inteiro é o implante de próteses de silicone, seguida pela lipoaspiração. Logo após estão a blefaroplastia, a abdominoplastia e a rinoplastia.

Uma curiosidade a ser apontada é que o Brasil é o campeão na realização de cirurgia de pálpebras (blefaroplastia). Ela é muito procurada por mulheres, principalmente após os 40 anos, quando a pele possui menos elasticidade e as pálpebras acabam caindo sobre os olhos.

Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil?

Entre as cirurgias mais procuradas pelos brasileiros estão a lipoaspiração (182 mil), o implante de próteses nos seios (mais de 158 mil) e a abdominoplastia (mais de 131 mil). Além delas, outros procedimentos também muito realizados são rinoplastia, otoplastia, cirurgia da pálpebra,preenchimento do rosto, redução de mama masculina, aumento de bumbum e ninfoplastia.

Os números mostram que mais de 12% de todo o mercado de cirurgias plásticas está concentrado no Brasil e que as regiões do corpo humano que mais recebem essas intervenções são face e mama, em especial pelas mulheres, que sozinhas representam 85,6% do total de plásticas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), além da lipoaspiração, os homens também buscam a colocação de implantes peitorais ou redução das mamas (correção da ginecomastia). Esse público contribui ainda mais para deixar o Brasil nas primeiras colocações do ranking. Aliás, nós já figuramos no primeiro lugar em 2013.

Como funciona a cirurgia plástica em jovens no Brasil?

Como o número de cirurgias plásticas no Brasil vem crescendo ano após ano, não é à toa que os investimentos cresçam todos os dias e também a capacidade e especialização dos cirurgiões da área.

Com técnicas mais modernas e seguras, as pessoas se sentem cada vez mais à vontade para realizar alterações estéticas sem medo, realizando seus sonhos. A procura é imensa entre os pacientes mais jovens.

Se pegarmos como amostra apenas eles, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de cirurgias plásticas no mundo, principalmente procedimentos como a rinoplastia, o implante de próteses de silicone e a harmonização da face.

É importante procurar um profissional de qualidade, que possa não só compreender a técnica, mas também explicar os prós e contras do procedimento para pacientes que ainda vivem uma fase de mudanças.

Os procedimentos realizados antes e depois da cirurgia são tão importantes quanto a operação em si. Ou seja, além de contar com um profissional gabaritado, é preciso seguir as recomendações e atividades, para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Lembre-se disso!

E o aprimoramento de técnicas brasileiras?

Com o aumento do número de cirurgias, foi iniciado também um processo de expansão da área. Não apenas na melhoria das técnicas cirúrgicas mas também outros estudos, como o comportamento da pele, dos músculos, das cartilagens e, até mesmo, da gordura corporal.

Novos produtos são testados dia após dia e novas técnicas reproduzidas. Isso mudou completamente a forma como as estruturas são reposicionadas no corpo e a conformação que tomam os tecidos, tornando os procedimentos pouco traumáticos e rápidos.

Além disso, as cirurgias estão mais refinadas, com pós-operatórios mais curtos e menos dolorosos. É válido destacar que até as substâncias que são utilizadas durante os procedimentos se tornaram menos alergênicas e agridem menos os tecidos e o corpo como um todo.

Qual a importância de buscar um bom profissional?

É preciso lembrar que, antes mesmo de decidir pela cirurgia plástica, o primeiro passo deve ser a busca por um médico especialista. Ele será responsável por realizar uma consulta clínica, conhecer as necessidades do paciente e orientá-lo da melhor maneira possível.

Realizar esses procedimentos requer cuidado e segurança na decisão tomada. Por isso, tente não agir por impulso e, se o fizer, seu cirurgião se encarregará de mostrar o panorama completo da cirurgia que você deseja realizar.

O importante é buscar referências do médico, saber em qual área se especializou e marcar uma consulta para conhecer melhor seu trabalho. É por meio do diálogo que você conseguirá expor seus medos, anseios e expectativas, entender quais devem ser os procedimentos realizados antes mesmo da entrada no centro cirúrgico, além de conhecer os riscos durante e após a cirurgia.

Dessa maneira, o cirurgião fará a orientação e conscientização necessária para que esteja apto a realizar a intervenção desejada. Isso inclui a determinação de quais medicamentos fitoterápicos e fármacos podem atrapalhar a cirurgia e o que você deve fazer antes de realizá-la.

Com o profissional capacitado e especializado, você terá etapas pré e pós-cirúrgicas mais tranquilas e assertivas, essenciais para o sucesso do procedimento, além de saber qual o melhor procedimento para o seu corpo, estilo de vida e idade.

Não se esqueça que sua participação também é fundamental para o sucesso de uma cirurgia. Então, antes e depois do procedimento cirúrgico, busque seguir todas as orientações fornecidas pelo médico, não cometendo nenhum excesso e possibilitando que seja feito o melhor trabalho possível.

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre o novo panorama da cirurgia plástica no Brasil? Então compartilhe o post e deixe todos os seus amigos por dentro dos nossos conteúdos!