fbpx

Abdominoplastia ou lipoaspiração: qual o melhor procedimento?

por Dr. Fernando Rodrigues |  8 de abril de 2020
Abdominoplastia ou lipoaspiração: qual o melhor procedimento?

Abdominoplastia ou lipoaspiração? Indiscutivelmente, essa é uma dúvida comum de mulheres que procuram uma silhueta e um contorno corporal mais elegante e harmonioso.

Embora as duas opções sejam boas para contornar seu corpo, elas possuem técnicas diferentes — e é importante saber não apenas como elas diferem, mas qual é a mais adequada para você.

Para compreender melhor sobre cada um desses procedimentos, te convidamos para ler o nosso post de hoje!

Noções básicas de cirurgia de abdominoplastia

Uma abdominoplastia, ocorre quando o excesso de pele abdominal é removido e os músculos são tensionados para resultar em um abdômen mais reto e de aparência jovem.

A cirurgia é feita através de uma incisão na parte inferior do abdômen, que geralmente vai de uma ponta a outra.

Na abdominoplastia não se retira tanta gordura. O que sai é um pouco da gordura que está junto com a pele localizada abaixo do umbigo. 

Os princípios da lipoaspiração

lipoaspiração é a remoção de depósitos de gordura de áreas específicas do corpo que parecem imunes ao exercício e à boa nutrição, como a região abdominal inferior, coxas, quadris e braços.

A lipoaspiração geralmente é menos invasiva que a cirurgia de abdominoplastia e oferece recuperação mais rápida. 

Na lipoaspiração, toda a gordura é sugada por meio de uma cânula, ou seja, não é feito nenhum corte na pele. Dessa forma, a cicatriz desse método tem, no máximo, 4 mm de tamanho. 

O tamanho da cicatriz varia de acordo com a quantia de gordura retirada.

Qual procedimento é ideal para você?

Depende! Uma abdominoplastia é um procedimento ideal para quem tem excesso de pele solta, enquanto a lipoaspiração é ideal para quem tem um ótimo tônus da pele e dos músculos, mas lida com algumas gorduras “teimosas”.

No entanto, ambos procedimentos de contorno corporal podem ser eficazes para melhorar sua aparência, mas é melhor discutir seus objetivos pessoais com seu cirurgião plástico, para que ele possa fazer as melhores recomendações com base no que você deseja alcançar. 

Importante lembrar que, nenhum desses procedimentos é indicado essencialmente para perda de peso.

Qual recuperação é mais rápida e fácil?

A lipoaspiração não utiliza grandes cortes, por isso, apresenta uma recuperação um pouco mais rápida.

Enquanto isso, a abdominoplastia requer um pouco mais de repouso e cuidado, pois é mais invasiva e precisa de mais tempo para cicatrizar por completo.

Ambos os procedimentos merecem o uso de uma cinta de compressão por pelo menos o primeiro mês para reduzir o inchaço e garantir uma melhor drenagem.

Abordagem combinada x preparo

Após uma avaliação cuidadosa, algumas pessoas podem se beneficiar da abdominoplastia e lipoaspiração simultaneamente. 

Primeiramente, utiliza-se a lipoaspiração para retirar os excessos de gordura, e em seguida, se faz a abdominoplastia para acabar com a flacidez, tendo um abdômen muito mais magro e definido ao mesmo tempo. 

É uma tendência no mundo da cirurgia estética combinar os dois procedimentos para alcançar resultados ótimos e duradouros. 

De qualquer forma, antes de tomar qualquer decisão, consulte um cirurgião plástico certificado para determinar quais as necessidades e opções que o seu caso apresenta.

Se você ainda tem dúvida de qual procedimento escolher e precisa de uma avaliação, entre em contato conosco!

E não se esqueça de nos seguir no Instagram!


Cirurgia Plástica em BH (Lipoaspiração, Mamoplastia, Silicone, Abdominoplastia, Rinoplastia, Lipo) Cirurgia Plástico em Belo Horizonte Minas Gerais