Entenda para que serve a cinta pós lipoaspiração

por Dr. Fernando Rodrigues |  28 de fevereiro de 2018

Em uma lipoaspiração o período pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia em si. Portanto,  alguns cuidados são essenciais para uma recuperação adequada. O uso da cinta é indispensável, por garantir o melhor resultado à região tratada. Mas o que é a cinta pós lipoaspiração e para...

Entenda para que serve a cinta pós lipoaspiração

Em uma lipoaspiração o período pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia em si. Portanto,  alguns cuidados são essenciais para uma recuperação adequada. O uso da cinta é indispensável, por garantir o melhor resultado à região tratada.

Mas o que é a cinta pós lipoaspiração e para que ela serve?

Trata-se de uma malha elástica usada após a cirurgia para comprimir a área que foi operada. Existe em variados tamanhos e formas, para se adequar a cada tipo de corpo. A escolha da cinta mais indicada é responsabilidade do médico.

Continue conosco para entender a importância do uso da cinta e aprender como utilizá-la corretamente:

A importância do uso da cinta pós lipoaspiração

Durante a lipoaspiração, o médico retira parte da gordura existente entre a pele e a musculatura. O espaço onde antes havia gordura se torna propício ao acúmulo de líquidos.

A cinta auxilia a acomodação da pele, fazendo com que ela assuma um novo contorno corporal. Ainda controla o edema e evita que líquidos se acumulem na região tratada, acelerando assim o processo de recuperação. Junto com o uso da cinta, também é indicada a realização de drenagem linfática para a eliminação desses líquidos.

Atenção para o uso de forma adequada

É muito provável que você já tenha lido que quanto mais apertada a cinta, melhor a recuperação. Essa informação está completamente equivocada, e é muito perigosa. Esse é um dos motivos pelos quais é preciso buscar sempre um profissional capacitado para o seu tratamento.

A cinta deve realizar uma compressão suave, apenas para compactar os tecidos. A compressão severa pode prejudicar a circulação do sangue e aumentar o risco de complicações. Porém, a cinta não deve ficar frouxa nem formando dobras.

Qual é o tempo máximo de uso da cinta diariamente?

A cinta pós lipoaspiração não tem um tempo máximo de uso diário. O recomendado é que seja usada o tempo todo, tirando-a apenas para o banho e, em seguida, colocando-a novamente. Por esse motivo a cinta deve ser confortável ao paciente.

O modelo ideal para cada tipo de corpo será indicado pelo próprio médico. A peça de roupa usada em cima da cinta deve ser confortável e não restritiva.

Qual é o tempo de utilização da cinta após a lipoaspiração?

O período médio de uso da cinta é de seis semanas. Entretanto, esse prazo pode variar de paciente para paciente, podendo chegar a um ano. O médico vai acompanhar o pós-operatório e examinar as regiões tratadas, levando em conta cicatrização, flacidez e acomodação da pele. A partir daí, vai orientar o período de uso da malha. Geralmente, após 21 dias da cirurgia é recomendado afinar a cinta devido à redução do inchaço.

O sucesso da cirurgia não depende somente do médico, mas também do uso adequado da cinta pós lipoaspiração. Ela é tão importante quanto a alimentação correta, os exercícios permitidos e o repouso. Além do uso da malha, alguns tratamentos estéticos pós-cirúrgicos também podem contribuir para alcançar o resultado desejado. Escolha uma cinta de qualidade que lhe proporcione conforto e segurança.

Agora que você entendeu para que serve a cinta pós lipoaspiração, que tal saber mais sobre esse procedimento no post que explica a diferença entre a lipoaspiração e a mini lipo? Clique e confira!