Lipoaspiração


A lipoaspiração é indicada para remover depósitos de gordura localizada (braços, coxas, pernas, abdome, cintura, peito, etc) e melhorar o contorno corporal

Lipoaspiração

O que é a Lipoaspiração?

A lipodistrofia é uma distribuição anormal da gordura corporal. Depósitos de gordura podem existir em pescoço, bochechas, queixo, abdome, púbis, cintura, costas, peito, braços, coxas, parte medial dos joelhos, pernas e tornozelos. Devido a fatores genéticos e hormonais, na mulher a gordura geralmente se acumula mais na região dos quadris e dos membros inferiores, já nos homens há um acúmulo maior na região abdominal. A lipoaspiração (cirurgia plástica para aspiração de gordura) pode ser realizada isoladamente ou se a associar a preenchimentos (lipoenxertia). Neste caso, gordura aspirada é utilizada como enxerto para preenchimento de outras áreas e o procedimento passa a ser chamado de lipoescultura.

Ao longo do tempo a lipoaspiração sofreu inovações e variações. Podemos citar como exemplos a vibrolipo (vibrolipoaspiração), que é realizada por meio de uma cânula vibratória, e a lipolaser (lipoaspiração a laser ou laserlipólise), que utiliza equipamento de laser para derreter a gordura. Hidrolipo, minilipo, lipolight são alguns dos nomes que uma aspiração de gordura de menor porte pode receber. Toda e qualquer técnica utilizada deve ser sempre realizada em ambiente cirúrgico e desempenhada por cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Procedimentos Associados à Lipoaspiração

A lipoaspiração pode se associar a diversos procedimentos que envolvam a retirada do excesso de pele, tais como: cirurgia plástica de rejuvenescimento da face (facelift) , cirurgia plástica de redução das mamas masculinas (correção de ginecomastia), cirurgia plástica de redução e levantamento das mamas (mamoplastia redutora ou mastopexia), cirurgia plástica do abdome (lipoabdominoplastia) e cirurgias pós-emagrecimento (pós-bariátrica). Além disso, pode ser realizada concomitantemente a qualquer outro procedimento cirúrgico estético.

Outras nomes e variações para Lipo:

Aspiração de gordura, Lipo, Liposucção, Lipoplastia, Lipoescultura (lipoaspiração e lipoenxertia).

Variações: vibrolipo, lipolaser (laserlipólise), hidrolipo, minilipo, lipolight.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias abaixo.

• Após conversar com seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, ele lhe solicitará exames pré-operatórios de rotina, os quais são recomendados que sejam feitos no máximo 3 meses antes da cirurgia. Uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) também será recomendada. Em casos determinados, poderão ser solicitados outros exames específicos.

• Comunique se você é portador de alguma doença ou se está com alguma infecção.

• Informe todos os medicamentos que você faz uso rotineiro.

• Comunique qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos, alergias medicamentosas ou
alimentares.

• Não use, por 2 semanas antes da cirurgia, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), anticoagulantes, corticóides de uso prolongado, medicamentos para emagrecer, medicamentos que contenham ginko-biloba e vitamina E.

• Em caso de tabagismo, o cigarro deverá ser interrompido 15 a 30 dias antes da cirurgia.

• Evite ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas na véspera da cirurgia.

• Inicie jejum 10 horas antes da cirurgia (nem água).

• Não use cremes faciais ou corporais a partir da véspera da cirurgia. Evite o uso de maquiagens ou
esmalte escuro no dia da cirurgia.

• Na véspera da cirurgia tome banho usando um sabonete antisséptico.

• Não use acessórios metálicos como anéis, alianças, brincos, piercings, pulseiras ou colares no dia da cirurgia.

• Venha com roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão utilizadas quando receber alta.

• Chegue ao hospital no mínimo 30 minutos antes do horário da cirurgia, para a sua internação.

• Traga no dia da cirurgia os exames pré-operatórios, o risco cirúrgico, o termo de consentimento datado e assinado.

• Traga os objetos recomendados pelo seu médico, tais como: malhas e meias compressivas, óculos escuros, etc.

• Traga uma bolsa para guardar os objetos de uso pessoal.

• Traga um acompanhante ou comunique na recepção o nome e o telefone de uma pessoa que possa vir buscá-la(o).

Quer imprimir? Clique e faça o download: Orientações pré-operatórias.

Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas ao final do procedimento. Caso sejam colocados drenos, sua retirada se dá com 1 a 3 dias. Não há necessidade de restrição dos movimentos. Deve-se usar cinta cirúrgica (malha compressiva) por 2 meses, realizar sessões de drenagem linfática, não se expor ao sol por pelo menos 30 dias e tomar bastante líquido. Dor e desconforto são temporários e cedem facilmente com a medicação prescrita. Roxos e inchaços são comuns e tendem a desaparecer rapidamente com sessões de drenagem linfática.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Lipoaspiração

Cirurgia plástica indicada em mulheres e homens para remover depósitos de gordura localizada (lipodistrofia) e melhorar o contorno corporal. Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura não visam a perda de peso e não são tratamento para a obesidade. Além disso, não substituem a prática regular de atividade física e os bons hábitos alimentares.

A partir de 18 anos.

Peridural com sedação, raquianestesia com sedação, local com sedação ou geral.

De duas a seis horas (depende número de áreas submetidas a lipoaspiração e lipoenxertia).

Internação de 7 a 24 horas. O paciente poderá ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.

Os pontos são retirados de 7 a 14 dias.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: assimetrias, irregularidades, seroma (coleções de líquido), hematoma (coleções de sangue), infecção, sofrimento de pele, etc.

A melhora do contorno facial ou corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuir. O resultado definitivo é alcançado após cerca de 6 meses. As cicatrizes, além de serem muito pequenas, ficam escondidas em dobras naturais da pele ou podem ser ocultadas com roupas íntimas ou de banho. O bom resultado dependerá da técnica realizada e da capacidade de retração da pele sobre a gordura aspirada. A manutenção dos resultados é alcançada com práticas contínuas de atividade física e uma dieta saudável.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.