Por: Dr. Fernando Rodrigues
Muitas pessoas sonham em poder fazer uma cirurgia plástica. Seja ela para colocar implante de silicone, plástica facial ou fazer uma lipoaspiração. Mas antes de tomar a decisão de onde fazê-la é importante analisar algumas informações.
Lembre-se, para realizar esses e outros procedimentos cirúrgicos você deve escolher bem tanto o médico quanto o local para realizá-los. Por se tratar de procedimentos que mexem diretamente com a auto-estima do paciente, é ainda mais importante analisar criteriosamente o profissional de saúde e local em que vai fazer a cirurgia.
Por isso trouxemos 5 dicas para quem quer fazer uma cirurgia plástica em BH:
1- Procure informações e indicações
Antes de mais nada é importante você ter em mente qual o tipo de cirurgia plástica você irá realizar. Procure informações em sites seguros, a respeito do procedimento escolhido. Busque depoimentos de clientes reais como estes abaixo.
Um médico de competência, extremamente atencioso e detalhista, pontual com seus horários passa segurança para nós clientes, secretária de grande profissionalismo e sempre disposta a te atender ! Estou satisfeita demais com minha cirurgia, devolveu minha autoestima !! Recomendo de olhos fechados. [24/09/19 Doctoralia] _Maria Eduarda Barros
Fui fazer apenas uma consulta para uma cirurgia. O Dr. Fernando me passou tanta segurança que, além de prosseguir com a programação da cirurgia, fiz um procedimento estético que eu já tinha realizado em outras clínicas e o feito por ele ficou indescritivelmente melhor. Super indico! [23/02/20 Doctoralia] _Ederson Diniz
Vale também pedir indicações para amigos que já fizeram algum procedimento. Desta forma você consegue saber sobre as experiências que essas pessoas tiveram tanto no pré-operatório quanto no pós.
2- Escolha um cirurgião plástico experiente
Em Belo Horizonte, existem diversas clínicas que fazem cirurgias plásticas. Mas, para obter um bom resultado é preciso escolher um profissional reconhecido. Por isso, procure por cirurgiões experientes, que possuem boas referências e apresentam bons resultados.
Um profissional experiente é reconhecido pela sua postura e ética médica. É transparente sobre os riscos, deveres e direitos do paciente. Ele deve explicar coisas como: grau de complexidade da cirurgia; anestésicos que serão utilizados e as restrições exigidas para a boa evolução do procedimento.
3- Clínica e infraestrutura em BH
Antes de escolher a clínica de cirurgia plástica em BH, procure informações básicas sobre os profissionais que atendem. Veja sobre a reputação da clínica no mercado e cheque sobre o registro e a documentação de funcionamento. Pode parecer exagero, mas existem muitas empresas abertas sem alvará de funcionamento.
Também procure saber há quanto tempo o profissional está no mercado e a opinião dos pacientes nas redes sociais e na internet. Esses detalhes também podem lhe ajudar na hora de determinar a sua escolha.
Você deve buscar informações sobre a infraestrutura da clínica antes de agendar a sua consulta de avaliação. Verifique, se possível, a qualidade dos principais equipamentos e se possuem os aparatos necessários para garantir o suporte à vida, caso necessário.
4- Currículo do cirurgião plástico e contato inicial
Além de procurar saber sobre as experiências de outros pacientes, procure saber mais informações sobre o cirurgião. Cheque a situação do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) e também se é membro ativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Essas credenciais são extremamente importantes para o exercício legal da profissão. E vão ajudar você a ter mais confiança na hora da decisão. Outro ponto importante é marcar uma conversa com o médico antes de “bater o martelo”. Na consulta, procure tirar todas as dúvidas a respeito do procedimento.
Esse momento também será importante para perceber se você se sente à vontade com o médico, analisar sua postura e conhecimento. Se lhe passou segurança e até mesmo se teve empatia.
5- Custo dos procedimentos e termos do contrato
Independentemente do tipo de procedimento a ser realizado, vale ficar atento aos valores das cirurgias plásticas e as formas de pagamento oferecidas. Desconfie do barato. O barato hoje pode sair caro no futuro. A sua segurança não tem preço.
Verifique também os termos do contrato e esclareça toda e qualquer dúvida antes de assiná-lo.
Busque referências. Por exemplo: informe-se sobre os procedimentos mais realizados — como a lipoescultura — e procure saber sobre o pós-operatório. Verifique também como será o retorno ou possível intervenção complementar.
Gostou desse conteúdo sobre onde fazer cirurgia plástica em BH? Acha que ele pode ser interessante para alguém? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais.