Descubra para que serve botox

por Dr. Fernando Rodrigues |  5 de fevereiro de 2019

Os cuidados com a beleza e a autoestima vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial e, sobretudo para os bons profissionais de saúde, estar em sintonia com essa tendência é fundamental para atender bem seus pacientes. Diante dessa realidade, saber ao certo...

Descubra para que serve botox

Os cuidados com a beleza e a autoestima vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial e, sobretudo para os bons profissionais de saúde, estar em sintonia com essa tendência é fundamental para atender bem seus pacientes. Diante dessa realidade, saber ao certo para que serve botox pode ser extremamente importante.

Essa substância já é utilizada em larga escala nos consultórios de todo o planeta e tem benefícios comprovados, mas que podem ser muito maiores e diferentes daquilo que o grande público imagina. Quer saber quais são eles? Então não deixe de conferir esse conteúdo que preparamos sobre o tema!

O que é botox?

A toxina botulínica, popularmente chamada de botox, é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Logicamente, para ser utilizada em humanos com total segurança, esse componente é industrializado e purificado, sendo usado em doses que não causam nenhum problema à saúde.

O botox é extremamente seguro quando aplicado de forma adequada e sem excessos, estando entre os recursos mais utilizado nos procedimentos estéticos da atualidade, especialmente para pessoas que desejam minimizar os efeitos do envelhecimento e trazer mais harmonia para os contornos faciais.

Afinal, para que serve botox?

Tratar doenças dermatológicas e neurológicas

Uma das aplicações do botox que poucas pessoas conhecem é no tratamento de doenças neurológicas, sobretudo as que afetam os nossos músculos. A substância pode ser utilizada como auxiliar para tratar portadores de espasticidade, que é o aumento da rigidez de contração muscular, causados por uma anormalidade neurológica.

Esse é um distúrbio que atinge vítimas de AVC e de traumatismos crânios encefálicos, além de pacientes com paralisia cerebral. O botox, nesses casos, é aplicado diretamente nos músculos comprometidos, bloqueando as atividades motoras involuntárias e produzindo uma espécie de relaxamento.

Realizar tratamentos terapêuticos

O botox também é muito útil em alguns tratamentos terapêuticos. Um dos mais comuns, por exemplo, é o da hiperidrose, que é uma condição que faz com que o portador produza suor em excesso, sobretudo em regiões como as palmas das mãos, nos pés, rosto e nas axilas.

A aplicação da toxina botulínica no local, em pequenas quantidades, ajuda a diminuir os níveis de transpiração por meio do bloqueio da transmissão nervosa das glândulas sudoríparas, sendo uma das soluções mais efetivas e menos invasivas para esse tipo de problema.

Amenizar rugas e linhas de expressão

Por fim, não dá para falar de botox sem mencionar a sua incrível capacidade de amenizar as rugas e as linhas de expressão, não é verdade? A substância ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento e tem ação muito eficiente em algumas áreas, como a testa, as sobrancelhas e os olhos.

Mais do que saber para que serve botox, é fundamental ter consciência da importância de se consultar com um especialista na área, que é o profissional mais indicado para trazer resultados satisfatórios. Portanto, antes de realizar o procedimento, não deixe de pesquisar a fundo as clínicas mais conceituadas na sua região.

Gostou de aprender para que serve botox? Então divida essas informações e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos interessados no procedimento saibam mais sobre o tema!