Entenda como funciona a técnica de harmonização facial

por Dr. Fernando Rodrigues |  26 de outubro de 2018

Combinando uma série de procedimentos estéticos suaves e sem nenhuma cirurgia, a harmonização facial é o tratamento realizado para corrigir a simetria e proporcionalidade do rosto, favorecendo as linhas naturais de cada pessoa e complementando detalhes que podem deixar o paciente mais bonito. Minimamente...

Entenda como funciona a técnica de harmonização facial

Combinando uma série de procedimentos estéticos suaves e sem nenhuma cirurgia, a harmonização facial é o tratamento realizado para corrigir a simetria e proporcionalidade do rosto, favorecendo as linhas naturais de cada pessoa e complementando detalhes que podem deixar o paciente mais bonito.

Minimamente invasiva, ela deve ser realizada por um profissional que domine diversas técnicas e saiba como balancear múltiplos procedimentos para alcançar um resultado equilibrado e proporcional.

Neste artigo, vamos explicar o que é exatamente a harmonização facial e quando vale a pena investir nela para aprimorar a beleza. Confira!

Quais os procedimentos da harmonização facial?

Não existe um roteiro fixo: o rosto de cada pessoa é único e, dependendo de fatores como a idade e outras intervenções, as características que precisam ser equilibradas e ajustadas podem variar bastante.

Cada tipo de procedimento realizado no processo de harmonização facial tem um objetivo específico. E vale a pena conhecer alguns dos principais deles.

Toxina botulínica

Os tratamentos com toxina botulínica, mais conhecida pelo nome comercial Botox®, são empregados com diversos objetivos na harmonização facial, desde a redução de rugas e a correção de sorriso gengival até a diminuição da abertura das narinas.

Preenchimento facial

Outro tipo de tratamento versátil, o preenchimento facial é usualmente realizado com ácido hialurônico com o objetivo de amenizar marcas de expressão e corrigir contorno e volume do rosto, aumentando a simetria e proporcionalidade da face.

Lipo de papada

A lipo de papada é o nome dado ao procedimento estético para eliminar o excesso de pele e gordura submentoniana, ou seja, o famoso queixo duplo. Apesar do nome, não é exatamente uma lipoaspiração, mas sim a aplicação de ácido deoxicólico em um tratamento que pode durar até 6 sessões.

Bichectomia

Feita com uma incisão mínima na parte interna da boca que não chega a 1,5 cm, a bichectomia é realizada com o objetivo de remover gorduras acumuladas nas bochechas que, com a ação da gravidade ao longo do tempo, contribui para o aspecto de envelhecimento e flacidez do rosto.

Lifting facial

Com a perda de tônus muscular, elasticidade da pele e outros fatores que chegam com a idade, é comum que o rosto comece a demonstrar rugas e um aspecto permanente de “cansaço”.

Com o lifting facial feito por meio de fios de sustentação facial, em um procedimento de menos de 30 minutos o rosto é rejuvenescido com o suporte de “fios” de ácido polilático, que é naturalmente absorvido pelo corpo ao longo de 2 anos.

Qual profissional pode realizar a harmonização facial?

A harmonização facial não deve ser realizada por qualquer um. Para trazer equilíbrio ao rosto do paciente, é importante contar com um especialista em cirurgia plástica que domine os procedimentos estéticos que podem alterar o contorno e a proporção da face.

E o mais importante aqui é a capacidade analítica do profissional: é preciso, antes de tudo, avaliar o paciente e entender quais serão as intervenções que vão trazer o resultado esperado e quando elas devem ser executadas.

Cuidar da beleza é muito importante e, por isso, não deve ficar na mão de quem não é especialista na área.

Quer saber se a harmonização facial é para você? Converse com quem entende do assunto: entre em contato com o Dr. Fernando Rodrigues e marque uma consulta!