Dicas e Curiosidades sobre Lipoaspiração, a Cirurgia Plástica da Beleza

A lipoaspiração ainda é um assunto que gera muitas dúvidas. Por isso, listamos aqui algumas dicas e curiosidades sobre lipoaspiração. Confira abaixo.

Dicas e Curiosidades sobre Lipoaspiração, a Cirurgia Plástica da Beleza

Incomodar-se com gordura localizada em alguma parte do corpo é muito comum. Tanto que a lipoaspiração, cirurgia plástica que retira o excesso dessas indesejadas gordurinhas, é o procedimento cirúrgico, voltado para a estética, mais realizado no Brasil.

No entanto, mesmo sendo bastante popular entre os brasileiros, a lipoaspiração ainda é um assunto que gera muitas dúvidas. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre este tema, apresentando algumas dicas e curiosidades sobre lipoaspiração. Confira abaixo.

Lipoaspiração X Lipoescultura

Diferente do que muitos imaginam, a lipoaspiração não é a mesma coisa que lipoescultura. Os dois procedimentos são realizados somente com o propósito de modelar o corpo, ou seja, nenhum deles é recomendado para pessoas com obesidade ou que queiram perder peso, no entanto, eles se diferem em outro ponto.

Na lipoaspiração é feita a retirada do excesso de gordura de uma área específica do corpo e essa gordura é descartada. Já na lipoescultura, também é realizada a lipoaspiração, porém a gordura retirada, ao invés de ser descartada é reutilizada para enxerto em outra parte do corpo, como por exemplo para quem deseja aumentar os glúteos.

Lipoaspiração Masculina?

Quando se trata de cirurgia plástica as mulheres são a maioria. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, elas representam quase 90% das pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia plástica nos últimos anos. No entanto, mesmo que esse número seja bastante significativo, os homens também procuram pelos procedimentos estéticos e a lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas por eles.

Entre os homens, uma técnica que tem se tornado popular, é a lipo de alta definição. O foco desta lipoaspiração é o excesso de gordura no abdômen, que pode impedir que uma barriga com a musculatura definida fique aparente. Independente do gênero, a lipoaspiração é uma cirurgia que deve ser realizada somente por um profissional especializado.

Lipoaspiração Tumescente ou Hidrolipo

Em alguns casos específicos o médico indica ao seu paciente uma técnica da cirurgia plástica conhecida como Lipoaspiração Tumescente ou simplesmente hidrolipo. Ao ser comparada com a lipoaspiração tradicional, a hidrolipo é considerada mais simples, nela utiliza-se somente a anestesia local enquanto na lipoaspiração tradicional é necessária anestesia geral. Além disso, o tempo de recuperação da lipoaspiração tumescente é menor.

Mas, não são em todas as situações em que a hidrolipo ou lipoaspiração tumescente é indicada, por isso é muito importante a orientação do cirurgião, quanto ao procedimento mais indicado para cada paciente.

Cirurgia da Beleza - Dicas e Curiosidades sobre Lipoaspiração [Ilustração]

Existem Riscos na Lipoaspiração?

Toda e qualquer cirurgia apresenta algum tipo de risco para o paciente, com a lipoaspiração não é diferente. No entanto, essa é uma cirurgia muito realizada e que apresenta poucas complicações. Os riscos de uma lipoaspiração vão depender do tamanho da cirurgia, ou seja, quanto menor a quantidade de gordura a ser retirada, menor o risco para o paciente.

Alguns cuidados também são essenciais para evitar complicações com a cirurgia, os principais e que antecedem o momento da cirurgia, é escolher um profissional confiável e especialista nesta área. Somente cirurgiões plásticos podem realizar o procedimento, e ser realizada em local adequado, um centro cirúrgico autorizado.

O que esperar do Pós-operatório?

A recuperação do paciente que passou por uma lipoaspiração vai depender da quantidade de gordura retirada e também da parte do corpo em que foi feita a cirurgia. Na maioria das vezes o paciente poderá voltar à sua rotina normal 15 dias após a cirurgia, no entanto, é, aproximadamente, após um mês da realização da cirurgia, que o resultado poderá ser visualizado, quando os edemas e inchaço terão diminuído. Cintas elásticas e drenagem linfática são comuns durante o processo pós-operatório de um paciente, no entanto, é o seu médico que irá indicar quais são as medidas apropriadas para o seu caso.

Quanto custa a Lipoaspiração?

Não existe uma tabela fixa de valores para a lipoaspiração e o seu custo poderá variar de acordo com as características da cirurgia. Os honorários do cirurgião escolhido, a parte do corpo em que será realizada a lipoaspiração, técnica utilizada, o hospital e a quantidade de gordura a ser retirada, são algum dos fatores que influenciam no valor final da cirurgia.

Como se trata de uma importante decisão e que diz respeito à saúde de uma pessoa, nem sempre o menor preço é a melhor opção. Pesquise, busque indicações, avalie as referências e assim escolha um profissional que lhe passe confiança.

Procuramos sanar um pouco as dúvidas que há quando o assunto é lipoaspiração, contudo, é imprescindível a consulta com um especialista, mesmo que você ainda não tenha decidido se deseja mesmo realizar o procedimento. A orientação médica deverá ser completa e poderá ajudá-lo a decidir se essa é a melhor opção para você.

Gostou das dicas e curiosidades sobre lipoaspiração? Quer continuar recebendo conteúdos como esse em primeira mão? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!