Descubra agora as diferenças entre mini lipo e lipoaspiração

Grande parte das pessoas não está inteiramente satisfeita com a aparência de seu corpo. O grau de exigência das mulheres consigo mesmas é ainda mais alto. Fato é que...

Descubra agora as diferenças entre mini lipo e lipoaspiração

Grande parte das pessoas não está inteiramente satisfeita com a aparência de seu corpo. O grau de exigência das mulheres consigo mesmas é ainda mais alto. Fato é que para muitas delas é um prazer se cuidar. Cremes, segredos de beleza e lipoaspiração sempre estão entre os assuntos das rodas de conversas.

Em alguns casos, a equação exercícios físicos + alimentação balanceada + cuidados estéticos não consegue solucionar questões específicas, que geram frustrações. Chega a ser realmente desanimador seguir uma rotina de cuidados de beleza e saúde e ainda não se reconhecer por completo ao se olhar no espelho.

Quando se chega a esse estágio, um caminho pode ser a cirurgia plástica. Este post aborda a lipoaspiração e a minilipo. Você sabe a diferença entre elas?

O que é lipoaspiração?

Trata-se de um técnica cirúrgica, na qual uma cânula simples (tubo de metal) é inserida no paciente e chega ao tecido adiposo. Então, a gordura é aspirada através da cânula, que está ligada a um aparelho de vácuo. Para isso, é necessário que o cirurgião faça movimentos de vai e vem, o que quebra a resistência da gordura.

A lipoaspiração está dentro da especialidade de cirurgia plástica, é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade cirúrgica e os únicos profissionais aptos a realizá-la são os cirurgiões.

O que é minilipo?

A minilipo tem o mesmo objetivo da lipoaspiração, que é eliminar gordura de determinada área do corpo. A definição sobre a categoria da lipoaspiração está diretamente ligada ao tipo de cânula usada na cirurgia.

Para se ter uma noção, na minilipo geralmente são usadas cânulas de 2 mm, enquanto na lipoaspiração tradicional, são as cânulas de 3 mm as mais comuns.

Dito isso, fica claro que, tecnicamente, são procedimentos extremamente semelhantes, mas que, na minilipo, uma área menor é tratada. A recuperação do paciente também é mais tranquila nesse caso.

Para quem é indicada a lipoaspiração?

A lipoaspiração é indicada para pessoas que não têm problemas de obesidade e buscam a redefinição do contorno do corpo. Ou seja, não são pessoas que estão atrás de perda de peso, mas sim, que almejam eliminar gordura localizada.

Não apresentar problemas cardíacos ou outros tipos de impedimentos médicos também são fatores importantes para o paciente estar preparado para uma lipoaspiração.

Para quem é indicada a minilipo?

A minilipo é indicada para situações em que realmente há pouca presença de gordura. Entende-se por pouca gordura algo que é possível de ser retirado com apenas uma sessão.

Estamos falando de cerca de 200 ml. Assim como na lipoaspiração, o foco não é a perda de peso.

Quais tipos de anestesia são usados na lipoaspiração e na minilipo?

A lipoaspiração pode ser realizada sob anestesia local, peridural ou até geral.

Já na minilipo, é normal que seja utilizada a anestesia local. O uso de sedativo também pode ser aconselhado para que o paciente não se sinta tão desconfortável, uma vez que com a anestesia local é possível ver e ouvir a movimentação da cirurgia, além de sentir a cânula dentro de seu corpo.

A minilipo pode ser realizada em qualquer lugar?

É preciso ter muito cuidado. É comum clínicas, consultórios ou outros estabelecimentos de menor porte que um hospital, e que não podem realizar lipoaspiração, anunciarem a minilipo como solução menos invasiva e sugerirem que sejam feitas múltiplas sessões.

Como vimos, os cuidados com a minilipo devem ser os mesmo que com a lipoaspiração. Vale repetir que, para o Conselho Federal de Medicinal, somente cirurgiões plásticos devem fazer qualquer tipo de lipo.

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre lipoaspiração e minilipo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos confiáveis a respeito de beleza, saúde e cirurgia plástica.