Existe uma idade certa para usar botox? Veja aqui!

por Dr. Fernando Rodrigues |  5 de fevereiro de 2019

Aos 25 anos, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na pele, representados pelas linhas de expressões finas. Com o passar do tempo, as rugas, a perda de volume e a flacidez também ficam aparentes. Esse processo acontece por diversas razões, como...

Existe uma idade certa para usar botox? Veja aqui!

Aos 25 anos, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na pele, representados pelas linhas de expressões finas. Com o passar do tempo, as rugas, a perda de volume e a flacidez também ficam aparentes. Esse processo acontece por diversas razões, como a diminuição de colágeno e ácido hialurônico dos tecidos.

Nem todas as causas podem ser evitadas, mas há outras que podem ser controladas até certo ponto. Nesse caso o botox é um grande aliado, visto que a aplicação dessa substância é um dos tratamentos mais utilizados no mundo para combater as rugas.

No entanto, existem algumas dúvidas sobre quando deve-se começar a usar botox e qual é sua ação no organismo. Leia o post e descubra qual é a idade certa para iniciar o tratamento e outras informações. Boa leitura!

Como funciona o tratamento com o botox?

O botox é utilizado para tratar as rugas de expressão, ou seja, as que surgem quando a pessoa fala ou sorri. O papel da substância é diminuir a contração muscular e, assim, reduzir a formação de rugas ou até impedir que elas apareçam no rosto.

Essa técnica pode auxiliar o paciente de duas formas.

Preventiva

A aplicação preventiva de botox visa impedir que as rugas de expressão sejam formadas. Dessa forma, ela é indicada para pessoas que ainda não têm sinais de envelhecimento, como a flacidez.

O objetivo é paralisar os músculos que geram as rugas dinâmicas ou de expressão, impedindo que após o envelhecimento elas se tornem permanentes. Esse procedimento é uma ótima indicação para pessoas que movimentam demasiadamente a região da testa e da boca, visto que esse hábito propicia o aparecimento precoce de rugas.

Corretiva

Nesse caso o botox funciona como um tratamento para os sinais de envelhecimento. Ele é indicado para pessoas que têm rugas quando o rosto está em repouso, ou seja, durante todo o tempo.

Isso acontece porque o constante uso da musculatura ao se expressar cria as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem somente quando os músculos são usados. Com o passar dos anos esses lugares ficam marcados e dão origem às estáticas.

O paciente com rugas estáticas pode ficar com a aparência de bravo, cansado ou irritado. Usar botox atenua essas linhas, devolvendo à face um aspecto descansado e mais jovial.

Existe idade certa para usar botox?

Como normalmente os sinais de envelhecimento aparecem com 25 anos, é comum que a procura seja feita a partir dessa idade. No entanto, não existe época certa para usar o botox.

Isso porque algumas peles têm a tendência de envelhecer mais cedo ou receberam estímulos externos para isso, o que pode desenvolver rugas precocemente. Dessa forma, é possível que algumas mulheres de 30 anos, por exemplo, não tenham rugas, enquanto outras já tenham linhas de expressão marcadas.

É por esse motivo que deve ser feita uma avaliação médica minuciosa, a fim de detectar se há necessidade de botox, seja ele preventivo ou corretivo. Apesar de seu efeito rejuvenescedor incrível, a aplicação nos locais errados ou em quantidade exagerada pode gerar uma expressão congelada (em máscara) ou efeito artificial.

Dessa forma, lembre-se que é essencial procurar um médico que tenha especialização em procedimentos da face para que o procedimento fique como desejado.

E então, está pretendendo usar botox? Neste post esclarecemos alguns mitos e verdades sobre esse procedimento que você precisa ler. Confira!