Toxina Botulínica


A toxina botulínica trata as rugas de expressão por meio do bloqueio da liberação de acetilcolina, que leva as mensagens elétricas dos nervos aos músculos

Toxina Botulínica

Botox

A toxina botulínica é um complexo proteico purificado, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Apresenta vários tipos, sendo que a toxina do tipo A é a mais potente e a que proporciona maior duração do efeito terapêutico (exemplo: Botox®). Quando aplicada em pequenas doses, bloqueia a liberação de acetilcolina, responsável por levar as mensagens elétricas dos nervos aos músculos. Dessa forma, os músculos selecionados passam a não receber a mensagem de que devem se contrair.

As rugas de expressão, visíveis com a movimentação dos músculos faciais (expressões de rir, chorar, dentre outras), são tratadas através da aplicação de toxina botulínica. Sem a ação muscular, há suavização ou desaparecimento de linhas na testa, rugas ao redor dos olhos (“pés de galinha”), rugas ao redor dos lábios, rugas em região nasal, vincos entre as sobrancelhas e no pescoço.

Já as rugas estáticas, mais profundas, visíveis com o rosto em repouso, são tratadas com preenchimentos (gordura ou ácido hialurônico), subcisões e lifting facial. Atualmente, é cada vez mais comum a associação de toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico em uma única sessão. Essa combinação ajuda a prevenir a formação de novas rugas de expressão, além de promover um rejuvenescimento facial mais abrangente e harmônico. Outro procedimento cosmético muito útil no tratamento das rugas é o peeling.

A toxina também é útil em casos selecionados de sorriso gengival (para a diminuição da atividade dos músculos que elevam o lábio superior), depressão da ponta nasal ao sorrir (para a diminuição da atividade do músculo depressor do septo) e suor excessivo das mãos e axilas (para o tratamento da hiperidrose palmar e axilar). Além disso, sua propriedade de interromper a atividade muscular torna a toxina botulínica muito útil no tratamento de diversas patologias e disfunções, tais como: sequela de paralisia facial, estrabismo, bruxismo, espasmo facial e palpebral, distonias, espasticidades, hipercinesias musculares, etc.

 

As atividades diárias podem ser retomadas imediatamente. É contraindicado esfregar ou massagear as áreas tratadas, praticar esportes ou se deitar logo após o procedimento, pois pode haver migração da toxina para outra área.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Toxina Botulínica

Procedimento indicado em mulheres e homens com rugas de expressão em face e pescoço. Também está indicado em casos selecionados de sorriso gengival, depressão da ponta nasal, hiperidrose palmar ou axilar e em patologias e disfunções musculares específicas. Seu uso não está indicado em gestantes, mulheres no período de amamentação portador de doenças neuromusculares degenerativas (exemplo: miastenia gravis) ou pacientes apresentando infecção no local de aplicação.

Adultos (idade que engloba a maioria das indicações clássicas).

Até trinta minutos.

Complicações são raras. Dentre eles podemos citar: coleções de sangue (hematoma), vermelhidão e manchas roxas (equimoses), dor nos locais das injeções, dor de cabeça (cefaleia), sintomas gripais, náuseas, fraqueza facial temporária ou queda (ptose). Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área do tratamento e causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldades de deglutição fraqueza muscular e fala arrastada.

O resultado já é visível após 48h, alcança um efeito final a partir de 2 semanas e dura cerca de 4 a 6 meses, variando de pessoa para pessoa. Com relação ao tratamento das rugas, sempre se busca um rejuvenescimento mais natural e não um rosto que pareça congelado ou com olhar de espanto. A ação da toxina diminui ao longo do tempo, mas o procedimento pode ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente, inclusive antes do desaparecimento total do efeito.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.