Por: Dr. Fernando Rodrigues
O uso de sutiã pós-cirúrgico é um dos procedimentos de pós-operatório mais recomendados após cirurgias plásticas nos seios — mamoplastia e mastopexia. Diferentemente dos de uso diário, os sutiãs pós-cirúrgicos oferecem sustentação reforçada às mamas. Com isso, os seios ficam mais estáveis, o que evita a flacidez e facilita a cicatrização e a readaptação dos músculos locais.
Esses sutiãs também exercem uma maior compressão sobre os seios recém-operados, reduzindo o inchaço na região e evitando dores. Se a paciente tiver realizado um implante de silicone, o sutiã pós-cirúrgico ainda impede o deslocamento da prótese, garantindo resultados mais satisfatórios.
O modelo e o tempo de uso desse tipo de sutiã variam de acordo com cada pessoa e, portanto, devem ser discutidos previamente com um médico especialista. Geralmente, indica-se que o sutiã pós-cirúrgico seja utilizado entre 1 e 3 meses, período em que as mamas estão mais sensíveis.
Quer saber mais sobre sutiãs pós-cirúrgicos? Separamos abaixo algumas dicas para o melhor uso desses sutiãs durante o pós-operatório de uma cirurgia nos seios. Boa leitura!
Prefira modelos que tenham fechamento na frente
Durante o pós-operatório, a paciente não pode realizar determinados tipos de movimento, como levantar os braços ou esticá-los para trás. Dessa forma, abertura frontal e alças de ajuste localizadas na frente são mais confortáveis para a mulher e facilitam a colocação e a retirada da peça.
Além disso, é preciso ficar atenta a algumas outras características desse tipo de sutiã. Os modelos sem costura e sem aros tendem a ser mais confortáveis, machucam menos os seios e são menos propensos ao deslocamento da prótese.
Por fim, o tecido deve ser de boa qualidade para que a peça possa absorver adequadamente o suor, o que evita alergias na pele ou irritações nas incisões.
Compre o tamanho certo
O tamanho do sutiã pós-cirúrgico é um dos fatores que definem a intensidade da pressão exercida sobre as mamas, interferindo diretamente na capacidade de suporte da peça.
A escolha de um tamanho ideal deve ser acompanhada por um médico especialista, pois pode variar de acordo com o tipo de operação, tamanho da prótese e idade da paciente.
Por exemplo, mulheres com seios pequenos e não flácidos, de forma geral, não precisam de sutiãs com uma capacidade tão alta de sustentação quanto mulheres com seios volumosos que realizaram uma mastopexia.
Use o sutiã pós-cirúrgico durante todo o dia
O sutiã pós-cirúrgico deve ser utilizado durante o dia todo, inclusive para dormir. A sua retirada é permitida apenas em casos especiais e para tomar banho.
A permanência constante do sutiã pós-cirúrgico diminui inchaços e dores, evita que as próteses se desloquem e reduz as chances do aparecimento de estrias nos seios.
Não durma sobre as mamas
Mesmo com o sutiã pós-cirúrgico, evite deitar-se de bruços por pelo menos 45 dias após a cirurgia nos seios. O peso do corpo sobre as mamas pode causar dores, amassar ou deslocar a prótese e provocar sangramentos na região da cicatriz.
Evite correr ou caminhar rápido
Após a cirurgia plástica, a paciente deve permanecer duas semanas sem realizar quaisquer movimentos bruscos. Atividades físicas intensas, como corrida e caminhada rápida, são permitidas apenas depois de passados 45 dias. Para esses exercícios, é preciso usar sutiãs justos a fim de evitar sobrepeso da pele e aparecimento de estrias.
O tempo de repouso pode variar de acordo com cada paciente. Apenas um médico habilitado é capaz de definir cada um desses prazos.
Viu só? O uso adequado de sutiãs pós-cirúrgicos impacta diretamente na recuperação de uma mamoplastia ou mastopexia. Portanto, recomenda-se optar por modelos confortáveis e que sustentam adequadamente as mamas.
Além disso, seguir as orientações de pós-operatório dadas por um profissional qualificado é imprescindível para atingir os resultados esperados.
Gostou deste conteúdo? Então, deixe seu comentário e compartilhe outras informações que também podem ajudar para um uso mais adequado de sutiãs pós-cirúrgicos!