Algumas pessoas se sentem incomodadas com o tamanho de suas bochechas. A bola de Bichat ou corpo adiposo bucal é uma estrutura composta por gordura, localizada na face, na região das bochechas. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o mais arredondado, o que pode causar a impressão de que a pessoa está acima do peso ou que apresenta uma aparência infantil. Em alguns casos, isso pode afetar a autoestima e a confiança.
A cirurgia para retirar o excesso da bola de Bichat é denominada bichectomia e promove a redução das bochechas. Esta cirurgia vem se popularizando no Brasil recentemente, porém, já era conhecida no exterior desde a década de 80. Famosos, como alguns atores de Hollywood, são adeptos deste tipo de cirurgia e contribuíram para a sua disseminação.
A bichectomia é um procedimento relativamente simples, mas a retirada da gordura exige cuidado por se tratar de uma área delicada, entre nervos e canais salivares. Através de incisões com 1,0 a 2,0cm, na parte interna de cada bochecha, a gordura é tracionada e extraída. A quantidade de gordura retirada varia de acordo com cada caso.
Só um cirurgião plástico poderá indicar este tipo de procedimento. Muitas vezes a causa de um rosto mais largo pode ser decorrente da hipertrofia do músculo masseter (músculo da mastigação), tratada com aplicação de toxina botulínica, ou do acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada), tratado com lipoaspiração. Além disso, se houver flacidez da pele, o lifting facial é o mais indicado.