Cirurgia Plástica Reparadora Pós-Bariatrica – Retirada do Excesso de Pele

por Dr. Fernando Rodrigues |  20 de dezembro de 2018

A cirurgia plástica reparadora pós-bariatrica deve ser feita quando a meta de peso estimulada pelos profissionais que auxiliam o paciente for atingida ou quando o peso for estabilizado

Cirurgia Plástica Reparadora Pós-Bariatrica – Retirada do Excesso de Pele

A Cirurgia Plástica Reparadora Pós-Bariátrica é o procedimento indicado para a retirada do excesso de pele, depois de realizada a cirurgia bariátrica. Em linhas gerais, ela deve ser feita quando a meta de peso estimulada pelos profissionais que auxiliam o paciente for atingida ou quando o resultado estiver estabilizado.

No entanto, embora esse procedimento seja muito importante para a obtenção de uma imagem corporal muito mais harmoniosa, é bastante comum que ele ainda gere dúvidas nos pacientes e no público em geral, por ser um pouco menos divulgado. Confira o conteúdo a seguir que preparamos sobre o tema.

Um pouco mais sobre a bariátrica

cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia, é um procedimento de redução de estômagoindicado para pessoas com obesidade severa, que já estão em um nível no qual uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas não estão apresentando resultados satisfatórios.

No entanto, em função do alto grau de sucesso na perda de peso que essa cirurgia obtém, é muito comum que alguns pacientes fiquem com pele em excesso, e isso pode acarretar prejuízos na postura, no equilíbrio, na integração social, na vida sexual e pode até acentuar dermatites entre as dobras.

Quando a cirurgia reparadora pós-bariátrica deve ser feita?

A cirurgia reparadora pós-bariátrica deve ser feita quando a meta de peso estimulada pelos profissionais que auxiliam o paciente for atingida ou quando ele for estabilizado, o que costuma acontecer entre 1 ou 2 anos após o primeiro procedimento. Essa uma intervenção funcional, que não tem fins somente estéticos.

Tendo em vista as muitas complicações que o excesso de peso pode trazer à saúde, é natural que o paciente que procura esse procedimento precise também ter os seus hábitos alterados, em busca de equilíbrio e mais qualidade para conquistar uma vida mais saudável e mais longeva.

Algumas das cirurgias mais procuradas são abdominoplastia, que corrige o “avental”’ formado sobre o abdome, a mamoplastia, para corrigir o excesso de pele nos seios, a braquioplastia, para os braços, cirurgia das coxas, lipoaspiração e lifting facial. Os procedimentos podem ser feitos isolados ou em conjunto, dependo de cada caso.

Em linhas gerais, na primeira semana após a realização desses procedimentos, o cuidado deve ser bem maior, uma vez que muitos quadros de infecções, hemorragias, necroses e o próprio edema podem ser evitados apenas com repouso, descanso e curativos adequados.

O mais comum é que a rotina de trabalho, algumas atividades físicas leves e o hábito de dirigir possam ser retomados após cerca um mês — caso o paciente siga adequadamente as orientações do médico. No entanto, ainda assim, é recomendado o uso de cintas por aproximadamente 3 meses, como forma de evitar que as cicatrizes aumentem.

Tipos de procedimentos de pós-bariátrica

Depois de uma grande perda de peso, como a que acontece depois da realização de uma cirurgia bariátrica, é muito comum que os pacientes tenham problemas com excesso de pele, sobretudo em algumas áreas específicas do corpo, como o abdômen, as mamas e os braços. Para consertar esse problema, existem algumas técnicas.

Confira as principais logo abaixo.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é, sem sombra de dúvidas, a mais conhecida cirurgia reparadora pós-bariátrica atualmente, visto que essa técnica tem a capacidade de deixar a região abdominal muito mais harmoniosa e bem contornada, sobretudo depois que ocorrer uma grande perda de peso e de volume nessa região.

Na abdominoplastia, é removido o excesso de pele abdominal, deixando a aparência mais tonificada. Se for o caso, o especialista pode fazer uma intervenção para tonificar os músculos desse local. Vale lembrar que esse procedimento não visa o emagrecimento, mas sim proporcionar um resultado melhor na pós-bariátrica.

Mamoplastia

A realização de uma mamoplastia pode ser necessária depois do período pós-operatório da bariátrica, uma vez que, com a grande perda de peso, as mamas podem ficar com um volume e um formato pouco atrativos. Com essa cirurgia plástica, o médico especialista pode reposicionar os seios e retirar o excesso de pele, trazendo um aspecto mais firme.

O médico também pode optar pelas próteses de silicone, especialmente quando a paciente deseja ter mamas maiores ou consertar alguma assimetria. Os implantes são escolhidos levando em consideração diversos fatores, de forma que o resultado seja muito natural e esteja em sintonia com o restante do corpo.

Cirurgia de contorno corporal

A cirurgia de contorno corporal, que também é chamada de body lifting, consiste em uma técnica que pode corrigir a flacidez de diversas áreas do corpo de uma só vez e, por isso mesmo, é uma excelente escolha para pessoas que perderam muito peso depois de se submeterem a uma cirurgia bariátrica, por exemplo.

O procedimento promete conferir uma aparência mais tonificada e delineada para os pacientes, sobretudo nas regiões da barriga, das coxas e dos braços. Como resultados, há uma grande melhoria na mobilidade e mais facilidade para realizar as atividades pessoais e profissionais no dia a dia.

O cirurgião estica e reposiciona a pele, para remodelar a região desejada. Há também a modalidade do lifting facial e no pescoço, que pode trazer mais harmonia para essas partes, promovendo a autoestima e a autoconfiança de quem passou por um emagrecimento muito volumoso e intenso.

A necessidade de um procedimento para retirada do excesso de pele é algo que ainda gera muitas dúvidas. Esperamos ter respondido alguns pontos importantes sobre esse questionamento tão comum, mas que podem fazer muita diferença na qualidade de vida e nos resultados finais do paciente.

Como você pôde ver, uma cirurgia reparadora pós-bariátrica pode ser uma opção perfeita para quem já perdeu muito peso com o primeiro procedimento, mas ainda ficou com uma imagem pouco estética ou para quem está apresentando excesso de pele em algumas regiões. Por meio de uma dessas técnicas, você pode obter um resultado incrível.

Existia algum tipo de cirurgia reparadora pós-bariátrica que você ainda não conhecia ou já tinha ouvido falar de todas essas técnicas? Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre o que fazer depois que você perdeu peso!