Cirurgias Pós-Emagrecimento


Cirurgias pós-emagrecimento (pós-bariátrica, lifting corporal) basicamente envolvem uma combinação de técnicas de lifting tecidual com ou sem lipoaspiração

Cirurgias Pós-Emagrecimento

Cirurgia plástica de contorno corporal em ex-obeso, Cirurgia plástica pós-bariátrica, Dermolipectomia, Lifting corporal (body lifting)

A obesidade é um problema comum hoje em dia. Em graus mais avançados (obesidade mórbida) requer tratamentos agressivos como a cirurgia de redução do estômago (cirurgia bariátrica). Após grandes perdas ponderais e redução do tecido adiposo subjacente, a pele perde sua sustentação e elasticidade, ficando flácida e com sobras. Fatores genéticos, envelhecimento e gravidez podem potencializar essa situação. Diversas regiões são acometidas, tais como: abdome, mamas, braços, coxas, nádegas e púbis.

Pacientes ex-obesos, acompanhados por equipe multidisciplinar e com estabilização do peso após o processo de emagrecimento são candidatos a uma série de intervenções cirúrgicas para melhorar o contorno e o tônus corporal e, consequentemente, a autoestima e a qualidade de vida (cirurgias pós-emagrecimento). Os procedimentos cirúrgicos mais modernos ainda estão associados à ressecção do excesso de pele e à remoção da gordura localizada, ou seja, basicamente envolvem uma combinação de técnicas de lifting tecidual com ou sem lipoaspiração.

Cirurgias pós-emagrecimento:

(1) Lifting da parte inferior do tronco: corrige a flacidez do abdome, do púbis, da cintura, dos quadris, das nádegas, das virilhas e da parte lateral das coxas (exemplos: lipoabdominoplastia dermolipectomia abdominal em âncora, torsoplastia).

Veja mais informações em plástica do abdome.

(2) Lifting das mamas: corrige mamas grandes, caídas ou flácidas (exemplos: mamoplastia redutora, mastopexia com ou sem inclusão de implantes de silicone). Mamas masculinas também podem ser reduzidas.

Veja mais informações em redução e levantamento das mamas e redução das mamas masculinas.

(3) Lifting de braço: corrige a flacidez dos braços (exemplos: lifting axilar, braquioplastia convencional).

Veja mais informações em plástica dos braços.

(4) Lifting de coxa: corrige a flacidez das coxas (exemplos: cruroplastia conservadora ou convencional).

Veja mais informações em plástica das coxas.

O conjunto de cirurgias pós-emagrecimento tem finalidade predominantemente reconstrutora, entretanto, é sempre importante avaliar a relação custo-benefício, pois o paciente terá seu contorno corporal melhorado trocando a flacidez por cicatrizes em regiões muitas vezes visíveis e aparentes. Preferencialmente, apenas uma ou duas cirurgias deverão ser realizadas por vez. O tipo de anestesia poderá variar de acordo com o segmento corporal operado. O intervalo entre uma cirurgia e outra deverá ser no mínimo de 6 meses.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias.

Geralmente há necessidade de repouso relativo e afastamento do trabalho por 14 dias. É importante o uso de malha compressiva nas áreas operadas por 30 a 60 dias. A restrição dos movimentos variará de acordo com a região operada (medidas que evitam a abertura, sofrimento ou o alargamento das feridas operatórias). Roxos e inchaços são temporários e tendem a desaparecer gradualmente. Dor é rara. Não é permitido tomar sol nas cicatrizes por no mínimo 6 meses.

Leia mais em orientações sobre lipoaspiração, orientações sobre mamoplastia redutora / mastopexia, orientações sobre correção de ginecomastia, orientações sobre abdominoplastia, orientações sobre braquioplastia e orientações sobre cruroplastia.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Cirurgias Pós-Emagrecimento

Série de cirurgias indicada em mulheres ou homens que apresentam flacidez significativa dos tecidos em várias regiões do corpo, após grande perda ponderal e estabilização do peso por no mínimo 6 meses. Os pacientes devem ser saudáveis e possuir expectativas realistas sobre as cicatrizes produzidas pelos procedimentos.

Adultos.

Dependerá do tipo de cirurgia realizada.

Dependerá da área operada, da quantidade de pele a ser removida e a associação com lipoaspiração, podendo variar de uma hora e meia a três horas. A realização de um a no máximo, dois procedimentos por vez evita o prolongamento excessivo do tempo cirúrgico e reduz a morbidade pós-operatória.

Internação de 8 a 24 horas. O paciente poderá ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.

Os pontos da pele não precisam ser retirados quando são absorvíveis ou são retirados de 14 a 21 dias quando são inabsorvíveis.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: cicatrizes desfavoráveis (cicatrizes escuras, alargadas ou elevadas), sangramento (hematoma), acúmulo de líquido (seroma), infecção, abertura da ferida operatória (deiscência de sutura), sofrimento dos tecidos (necrose), assimetria, flacidez residual, dor permanente ou dormência, edema persistente, lesões de estruturas nobres (nervos, vasos sanguíneos ou músculos), trombose venosa profunda, etc.

Os resultados da região operada já são visíveis precocemente. Entretanto, pode-se levar mais de 2 anos para que o resultado final apareça, com a realização de todos os procedimentos. Técnicas atuais permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos. As cicatrizes resultantes, mesmo longas, são posicionadas de modo que fiquem cobertas pela maioria dos tipos de vestuário. Geralmente, as cicatrizes tornam-se finas e esbranquiçadas ao longo do tempo, entretanto, o seu aspecto final não pode ser previsto. A durabilidade do resultado depende da manutenção do peso, da qualidade da pele e das características hereditárias de cada paciente. Com o envelhecimento é normal uma perda parcial da firmeza adquirida e descida das cicatrizes. Após a realização da cirurgia plástica, a perda adicional de peso poderá provocar o reaparecimento da flacidez e o ganho abrupto de peso poderá provocar o surgimento de estrias e o alargamento das cicatrizes.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.