Mitos e verdades: qual a melhor época para fazer cirurgia plástica?

por Dr. Fernando Rodrigues |  3 de setembro de 2018

Durante a preparação para a realização de cirurgias, muitos pacientes se questionam se existe uma melhor época para fazer cirurgia plástica. Essa dúvida é bastante pertinente e merece a devida atenção, pois existem inúmeras informações falsas na internet sobre o assunto. O inverno é...

Mitos e verdades: qual a melhor época para fazer cirurgia plástica?

Durante a preparação para a realização de cirurgias, muitos pacientes se questionam se existe uma melhor época para fazer cirurgia plástica. Essa dúvida é bastante pertinente e merece a devida atenção, pois existem inúmeras informações falsas na internet sobre o assunto.

O inverno é o período do ano em que a procura por intervenções cirúrgicas plásticas é maior. Contudo, o aumento de requisições para cirurgias nos meses mais frios não está relacionado a resultados mais satisfatórios.

Além disso, dependendo das condições e das preferências do paciente, o inverno pode ser uma estação muito estressante para a realização de cirurgias.

Quer saber mais sobre quando é melhor realizar uma cirurgia plástica? Continue a leitura e descubra o que é mito e o que é verdade sobre esse tema.

Os meses frios são a melhor época para fazer cirurgia plástica?

Parcialmente verdade. A melhor época para fazer uma cirurgia plástica depende da disponibilidade de tempo e das preferências do paciente.

Um dos procedimentos pós-operatórios necessários é o repouso durante, em média, 30 dias. Assim, se a pessoa gostar de viajar com a família no inverno ou se ela não tiver férias nesse período, os meses frios podem não ser o momento ideal para a realização de uma cirurgia plástica.

No entanto, se a houver preferência para viajar ou praticar mais atividades durante o verão, e/ou se os meses frios coincidirem com o período de férias do paciente, o inverno pode ser mais recomendado para a cirurgia.

Os resultados no inverno são mais satisfatórios?

Mito. Com a chegada do outono, os números de procedimentos cirúrgicos aumentam consideravelmente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a quantidade de cirurgias pode aumentar em até 50% em algumas cidades, podendo chegar a 60% em São Paulo — não é à toa que julho é conhecido como o mês da cirurgia plástica.

No entanto, a SBCP informa que essa ampliação na procura está relacionada a três principais fatores: época de férias, recuperação completa para o verão e temperaturas amenas que tornam o pós-operatório mais confortável.

Ou seja, os resultados no inverno não são mais satisfatórios, mas é nesse período que alguns procedimentos são menos incômodos e que a maioria das pessoas tem mais tempo para o repouso e a recuperação.

Vale lembrar que, para garantir bons resultados em qualquer época do ano, é indispensável que o médico cirurgião tenha boas recomendações e que seja credenciado pela SBCP.

Os incômodos cirúrgicos são menores por causa do frio?

Verdade. Durante o inverno, a dilatação dos vasos sanguíneos e a retenção de líquidos tendem a ser menores. Isso torna o inchaço decorrente da cirurgia menos incômodo e mais tolerável.

Além disso, as temperaturas mais amenas tornam o uso de cintas modeladoras — um dos procedimentos pós-operatórios — mais confortável. O uso de roupas mais largas durante esse período também ajuda a deixar o uso das cintas mais discreto.

Existem cirurgias não recomendadas para essa época?

Mito. Não existem contra indicações de cirurgias plásticas relacionadas ao clima. As contraindicações podem ser decorrentes de doenças preexistentes, como diabetes e lúpus, ou condições do paciente, por exemplo gravidez e faixa etária.

Decidir pela melhor época para fazer cirurgia plástica não é uma tarefa fácil, pois fatores como tempo de repouso e clima podem influenciar.

Consultar um especialista credenciado pela SBCP é fundamental para sanar eventuais dúvidas e ajudar nessa decisão.

Em resumo, é possível operar em qualquer época do ano, mas o melhor momento para a cirurgia é quando o paciente pode. Ou seja, quando a pessoa se sente preparada para o processo cirúrgico e está comprometida com os procedimentos pós-operatórios.

Quer tirar mais dúvidas sobre a melhor época para fazer cirurgia plástica? Siga nossas páginas do Facebook, Twitter e Instagram e fique sabendo toda vez que um conteúdo sobre o assunto aparecer!