Entenda os cuidados essenciais do pós-operatório de rinoplastia

30 de maio de 2018

Entenda os cuidados essenciais do pós-operatório de rinoplastia

Quando vamos fazer uma cirurgia plástica, é comum procurarmos entender tudo sobre o processo a ser realizado. Dar uma nova forma ao nariz, por exemplo, faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o pós-operatório da rinoplastia e como os possíveis incômodos podem ser amenizados.

Como em todo procedimento cirúrgico, é preciso ter alguns cuidados após a cirurgia para que se tenha um resultado perfeito. No post de hoje, separamos algumas precauções que devem ser tomadas para que tudo saia conforme o planejado. Confira!

Uso da tala na região operada

Após a cirurgia, um curativo será feito na região do nariz e o paciente deve mantê-lo por, aproximadamente, sete dias. Ele deverá ser retirado apenas no consultório do cirurgião responsável pelo caso.

Os curativos protegem e são extremamente importantes para que a recuperação seja total, sem correr nenhum risco de infecções ou outras complicações. Por isso, é necessário que se tenha muito cuidado para não bater no local do curativo.

Cuidados com a alimentação

Para que seu corpo tenha uma recuperação rápida, lembre-se de adotar uma alimentação mais saudável do que a habitual, evitando o consumo de sódio e conservantes. Alimentos que ajudam na retenção de líquidos e causam inchaço não são recomendados.

No pós-operatório da rinoplastia, tenha sempre por perto caldos nutritivos, água e água de coco, pois o consumo de líquidos pode evitar náuseas e outros incômodos.

Cuidados extras

É necessário manter repouso por cerca de sete dias após o procedimento. Depois desse tempo de descanso, você ainda deve evitar carregar peso, atividade sexual ou outras atividades físicas durante, aproximadamente, 15 dias.

Além de se manter longe dos exercícios, o paciente que acabou de fazer a rinoplastia deve evitar a exposição ao sol por um tempo e, ao deitar, usar mais de um travesseiro. Essas precauções ajudarão a diminuir rapidamente o inchaço no nariz.

Sintomas comuns

Mesmo tomando todas as precauções, é comum o paciente ter alguns sintomas que são frequentes para várias pessoas. Todos eles são amenizados com o tempo, porém, caso algum sintoma persista, marque um horário com seu cirurgião.

Dores de cabeça

Por ser uma cirurgia invasiva, no decorrer dos dias é normal ter dor na cabeça e no local afetado, mas com os devidos cuidados e remédios prescritos, esse sintoma vai sendo aliviado.

Sangramento nasal e dificuldade de respiração

Mesmo o sangramento nasal sendo comum, você deve ficar atento: se for em grande quantidade, é necessário comunicar o médico. Já a dificuldade de respirar tende a melhorar uma semana depois, quando o inchaço começa a diminuir.

Dificuldade para dormir

Por conta da operação, além de você precisar deitar com mais de um travesseiro, é preciso dormir sempre com o rosto para cima, nunca na lateral. Por conta disso, atrelado à congestão nasal, muitos pacientes têm dificuldade para dormir nos primeiros dias. Esse desconforto, no entanto, melhora com o tempo.

Caso ache necessário, o seu médico pode prescrever medicamentos que ajudarão a dormir.

Seguir todas dicas é muito importante para obter um resultado satisfatório e para que o pós-operatório da rinoplastia seja concluído de maneira saudável! Para ter mais informações sobre a operação, leia nosso artigo sobre como ter um resultado natural no procedimento.