Como obter um resultado natural com a rinoplastia?

por Dr. Fernando Rodrigues |  17 de Fevereiro de 2018

A rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) é um procedimento realizado para melhorar a aparência do nariz, alterando o seu tamanho, remodelando ou corrigindo imperfeições.

Como obter um resultado natural com a rinoplastia?

Cirurgias no rosto são sempre muito delicadas devido à necessidade em manter as proporções da face mesmo alterando seus traços. A rinoplastia é um procedimento realizado para melhorar a aparência do nariz, alterando o seu tamanho, remodelando ou corrigindo imperfeições.

Uma vez feita, é possível perceber uma mudança em toda face do paciente, não somente no nariz. Por esse motivo, o procedimento deve ser feita buscando resultados discretos, que possam respeitar as proporções do rosto.

Mas, o que fazer para obter um resultado natural com a rinoplastia? Continue conosco e saiba como isso é possível.

O que se deve saber antes de optar pela rinoplastia?

A cirurgia é capaz de melhorar imperfeições estéticas, remodelando o nariz e mudando sua curvatura. Também é usada para corrigir o septo nasal em casos de dificuldades respiratórias. Mas, seja por estética ou reparação, o paciente deve saber algumas coisas antes de se submeter a cirurgia.

A primeira coisa a se fazer é procurar um cirurgião plástico capacitado. É preciso ter em mente que não é possível escolher o formato desejado e, para obter um resultado natural, as mudanças devem ser discretas e delicadas mantendo o nariz e a face em harmonia. O profissional estuda minuciosamente cada caso para encontrar a melhor maneira possível de intervenção. Além disso, ele é capaz de tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia.

Se o procedimento for realizado para a correção de problemas respiratórios, logo de imediato o paciente ainda poderá sentir alguma dificuldade por conta do edema, porém, a tendência é se normalizar com o passar tempo.

O procedimento cirúrgico leva, em média, 2 horas, e a anestesia fica a critério do médico, porém, a anestesia geral é a mais utilizada. Após a cirurgia, raramente o paciente apresenta dor, entretanto, pode apresentar algum desconforto devido ao tamponamento realizado — em alguns casos, o curativo pode ser deixado por até 72 horas.

Quais cuidados devem ser tomados para ter o resultado esperado?

Procurar um profissional especializado é a primeira forma de garantir sucesso no resultado. É preciso alguém com experiência, que estude com cuidado cada caso e encontre uma solução entre a vontade do paciente e a melhor maneira a ser realizada.

A rinoplastia estruturada é uma técnica que alguns cirurgiões utilizam para corrigir as deformidades e remodelar as cartilagens sem serem retiradas em excesso. Esse procedimento é pensado de acordo com o paciente, visando corrigir alterações específicas que cada nariz apresenta. É uma técnica mais trabalhosa, porém, capaz de prevenir problemas futuros e resultados artificiais.

Orientações no pré-operatório

Bons resultados também podem ser influenciados com uma boa preparação antes da cirurgia. No período que precede a rinoplastia, a alimentação deve ser balanceada e saudável. Para os fumantes, o cigarro pode prejudicar a recuperação e causar alguns problemas, por isso deve ser evitado.

É no período pré-operatório que o paciente precisa se organizar para um pós-cirúrgico de qualidade. Organizar a casa, realizar tarefas e compromissos para que durante a recuperação possa ter tranquilidade durante o repouso.

Orientações no pós-operatório

Como citado anteriormente, após a cirurgia o paciente deve fazer repouso e ter alguns cuidados especiais. É preciso evitar grandes esforços para que não ocorra nenhum rompimento de pontos ou hemorragia, prejudicando a cicatrização.

O cigarro deve ser evitado rigorosamente, já que o mesmo é responsável por diminuir o oxigênio no sangue, podendo causar trombose ou até necrose na área operada. Atividades físicas e exposição ao sol também não são indicadas no período inicial.

A rinoplastia ajuda na estética facial, aumentando a autoestima, e nos problemas respiratórios, melhorando o bem-estar do paciente. Porém, somente quando realizada por um profissional especializado, seguindo suas orientações no pré e pós-operatório, é possível obter um resultado natural.

Este post tem como objetivo te ajudar a conhecer mais sobre a cirurgia e a identificar quando ela é necessária. Para outras informações relacionadas, clique aqui e saiba mais sobre o nariz ideal para cada rosto.